27ª edição da feira chega repleta de novidades e aponta tendências do setor

[Por Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, 05/11/2015]
A principal novidade desta edição do FESTURIS- Feira Internacional de Turismo, é o setor FESTURIS Gastronomia que terá atrativos como Aulas Shows com chefs renomados e as Arenas Gastronômicas coordenadas pela Abrasel Hortênsias, UCS e Castelli.
Destinos como São Paulo, Caxias do Sul, Carlos Barbosa e Pará integram o espaço que ainda é composto pelo espaço de Enogastronomia com a presença de destinos como Mendoza(AR), Garibaldi e Pinto Bandeira.
Business Center

O Business Center é um espaço da feira que funciona como um grande centro de negócios onde expositores, agentes, operadores, empresários e público em geral terão a infraestrutura necessária para realização de reuniões de negócios fora dos estandes. O espaço livre terá mesas, totem com carregador de celular, máquina de café e outras facilidades.
Inovações tecnológicas: Beacons e leitor de cartão
O aplicativo FESTURIS, disponível na Play Store e Apple Store, apresenta toda a programação, novidades, leitor de cartão de visita que salva automaticamente no aparelho os dados lidos, além dos Beacons. A feira terá 10 beacons (devices de notificação por proximidade). As pessoas que baixarem o aplicativo do FESTURIS, conforme forem circulando pelos corredores, estarão recebendo notificações de um ponto específico. Por exemplo: ao passar em frente a uma sala de capacitação, a programação do dia daquela sala específica chegará como uma notificação para o usuário.
Salão MICE ABEOC Brasil RS

O Salão MICE ABEOC Brasil RS é o espaço do Festuris destinado aos expositores e atividades de capacitação relacionadas ao mercado MICE. Este ano, pela primeira vez, o Salão MICE recebe buyers específicos do segmento de eventos e turismo corporativo para garantir e agilizar a viabilização de negócios. A ação tem o apoio da Embratur.
Turismo religioso

As imagens de Nossa Senhora da Piedade, de Caeté MG, e do Divino Pai Eterno de Trindade em Goiás, serão trazidas para Gramado para ficar na cidade durante a feira. Está programada procissão com as imagens no dia 4 de novembro, no Centro, às 20 horas, e missa às 20h30 na Paróquia São Pedro. O espaço religioso no Serra Park terá ainda destinos como Santa Maria (RS), Trindade (GO) e Itapemirim (ES) e terá participação de benzedeiras e do Pai Xangô.
Eventos paralelos
São diversos os eventos paralelos que ocorrem junto ao FESTURIS. O Futebol do Festival, Reunião da ANSEDITUR (Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo), Reunião do FORNATUR (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), Reunião ABIH, Jantar Clube Arroz Amigo, Encontro dos Profissionais do Turismo.
Sustentabilidade: Árvore da Integração

O evento Árvore da Integração é uma das novidades do FESTURIS neste ano, em uma parceria com o Fórum Ibero-americano de Jornalistas de Turismo. Será um momento da feira em que imprensa e autoridades políticas e do setor turístico farão o plantio de uma árvore, mostrando desta forma a preocupação dos envolvidos com a sustentabilidade. A ação irá reunir autoridades Latino Americanas, chamará a atenção para as práticas de sustentabilidade envolvendo ações públicas e pretende implantar o selo PRESERVE, da Rossi e Zorzanello, cujo símbolo é uma Araucária, uma ação real com o plantio anual de araucárias no espaço onde é realizado o FESTURIS. A ação ocorre no dia 6 de novembro, às 15h30 no Serra Park em Gramado.
Salão de Parques e Entretenimento

Uma das afirmações desta edição é o Salão de Parques e Entretenimento. Este é segundo ano em que parques, festas e atrativos turísticos possuem seu espaço próprio na feira. Estão incluídos neste espaço da feira os parques temáticos focados em personagens, parques aquáticos, de aventura e ecoturismo, museus temáticos, equipamentos de entretenimento em geral, além de todas as experiências preparadas para o entretenimento dos turistas e visitantes.
UCS
Nesta edição a UCS fará o lançamento da UCS Escola de Viagens, em coletiva de imprensa, no dia 7 de novembro.
Anfitriões
O Rio Grande do Sul é o estado anfitrião do evento e a cidade gaúcha da Santa Maria é apoiador cultural.
Tinga reforça o Futebol do FESTURIS
O Futebol do Festival é um evento tradicional que faz parte da programação do FESTURIS – Feira Internacional de Turismo, desde a sua primeira edição há 27 anos.
Se em 2014 a atração foi a bandeirinha Ana Paula Oliveira, em 2015 a grande atração será o ex-jogador da Seleção Brasileira e de times importantes como Borussia Dortmund da Alemanha, Internacional, Grêmio e Cruzeiro Paulo César Tinga.
Tinga vai defender a Seleção Gaúcha e irá atuar com profissionais do trade turístico que nunca imaginaram poder jogar ao lado de um jogador de tamanha importância. Aposentado do futebol há 4 meses, Paulo César Tinga agora se dedica ao ramo do Turismo e é dono de uma agência de Turismo em Porto Alegre. O evento inicia às 9 horas da manha de sábado, dia 7 de novembro, no Hotel Continental em Canela.
SERVIÇO

FESTURIS- Feira Internacional de Turismo 2015/ 27ª edição
Quando: de 5 a 8 de novembro de 2015
Onde: Gramado RS
Solenidade de Abertura: dia 5, às 20 horas no Palácio dos Festivais.
Congresso: dias 6 e 7, às 8h15 e 8h30, no Palácio dos Festivais.
Feira: dias 6 e 7, das 14 às 19 horas no Serra Park.
www.festivalturismogramado.com.br
www.facebook.com/festuris