O primeiro Emil acontecerá em São Paulo no mês de novembro

[Por  Brasilturis, 20/10/2015]
O primeiro Encontro Mundial de Invenção Literária (Emil) acontecerá entre os dias 12 a 15 novembro, na capital paulista, com 200 horas de programação totalmente gratuita.
A abertura será no dia 11 de novembro, num evento especial no Museu da Língua Portuguesa, do qual participarão os organizadores, autoridades, escritores e convidados. O Emil será realizado em cerca de 35 locais da cidade de São Paulo, entre 25 livrarias e dez equipamentos públicos, como centros culturais, bibliotecas públicas e teatros.
O objetivo do Emil, uma iniciativa comum da Academia Paulista de Letras (APL), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Associação Nacional de Livrarias (ANL), com apoio da Prefeitura de São Paulo, além de diversas parcerias e patrocínios, é estimular o hábito de leitura em todas as idades, promover a cidadania e fortalecer a criação de um Estado leitor.
Com uma programação totalmente gratuita ao público, o Emil contará com mesas de criação e leitura, saraus e sessões de contação de histórias, que permitirão diferentes formas de abordagem, abrangendo todos os perfis de público.
Para estimular a relação dos professores com o livro e livrarias, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo irá distribuir quase 80 mil vouchers para os profissionais da rede pública municipal, professores, gestores, corpo técnico e de apoio.
O Voucher Educador, no valor de R$ 50, é uma das ações do Programa Leia, São Paulo!, da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Associação Nacional de Livrarias – ANL. O prazo para a troca do voucher por livros se dará entre 1 de novembro e 31 de dezembro.
O 1.º Emil tem curadoria do jornalista e crítico literário Manoel da Costa Pinto, cuja trajetória é marcada pela constante presença nos segmentos culturais ligados aos livros e à literatura. Costa Pinto foi um dos criadores da revista Cult, editou por vários anos uma coluna de literatura na Folha de S. Paulo, foi curador da Flip – Festa Literária Internacional (Flip) de Paraty (RJ), em 2011.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *