Governo do Mato Grosso lança a FIT Pantanal 2016

[Por Mercado e Eventos , 02/10/2015]
O Governo de Mato Grosso lançou nesta quinta-feira (01) em Cuiabá a Feira Internacional do Turismo do Pantanal, que será realizada entre os dias 20 e 24 de abril de 2016. Durante o evento o governador Pedro Taques disse que há expectativa de que até lá a internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon seja concretizada.
Taques não tem medido esforços junto a órgãos como Infraero e Receita Federal para viabilizar a retomada da obras de ampliação e reforma do terminal e, consequentemente, do retorno do voo entre Cuiabá e Santa Cruz de La Sierra, na Bolivia, o que possibilitará a conexão de Mato Grosso com vários países.
O governador também destacou a importância do setor, o que mais cresce atualmente. “Neste momento de crise é a indústria do turismo que vai movimentar a economia e vai gerar emprego e renda para o Estado”, disse. “Nós estamos pensando em desenvolvimento e este evento prova isso. Estamos buscando soluções para sair da crise porque sabemos da importância do turismo para movimentar nossas riquezas”, concluiu.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, citou algumas ações da pasta para desenvolver o setor e transformá-lo em um dos principais pilares do desenvolvimento econômico, a exemplo do agronegócio. “Em nove meses conseguimos emplacar 12 obras de infraestrutura turística, já realizamos um fampress que destacou as belezas do Estado nos principais jornais do país e estamos trabalhando em um projeto de qualificação da mão-de-obra em parceria com o Sebrae em vários municípios”.
Paludo também lembrou que no último dia 24 a FIT Pantanal foi lançada durante a 43ª Abav-Expo Internacional do Turismo em São Paulo, o mais completo evento do setor turístico das Américas e anunciou ainda que em novembro ela será lançada em Londres.
Estímulo ao turismo
A FIT Pantanal vem com o propósito de se inserir no calendário internacional de turismo de negócios, de projetar novos roteiros no Estado, fomentar operadores nacionais e internacionais, principalmente da América do Sul e consolidar a feira como espaço comercial de produtos e serviços turísticos da região central do Brasil e da América do Sul. A feira contará com espaços para discussões, palestras, seminários, exposições, apresentações culturais, praça de alimentação, turismo de experiência e o turismo de negócios.
Um dos coordenadores da FIT, Jaime Okamura, lembrou que Mato Grosso vive um momento ímpar para investir no turismo. “A realização das olímpiadas no ano que vem e a alta do dólar são fatores extremamente positivos para investirmos no setor”.
Para o secretário-adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro, o momento é extremamente positivo, pois o setor realmente está tendo prioridade dentro da atual gestão. “Este evento vai movimentar o turismo de todas as regiões do Estado. Temos um governo que acredita no turismo e quer potencializar os recursos naturais que temos”.
Durante o lançamento, Governo do Estado, Prefeitura de Cuiabá e o Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur) assinaram um termo de parceria para realizar a Feira Internacional do Turismo do Pantanal. Também são parceiros da FIT Pantanal a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).