Bahia espera 4,9 milhões de visitantes no verão

[Por  Panrotas, 21/10/2015]
A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia revelou que o destino deverá receber 5% a mais de visitantes no verão 2015-2016, se comparado com o mesmo período do ano passado. Segundo o órgão oficial, serão 4,9 milhões de turistas na temporada mais quente do ano.
Para o secretário de Turismo, Nelson Pelegrino, o cenário econômico mundial coloca a Bahia em uma posição de destaque entre os destinos mais interessantes. O titular da pasta também ressalta as ações do Governo da Bahia como fundamentais para promover o território baiano aos olhos dos possíveis visitantes.
“Mais de 50% das pessoas que viajaram para o Exterior no ano passado não viajaram esse ano. Isso faz com que a gente perceba a inclinação para o turismo interno. Além disso, com a alta do dólar, o turista estrangeiro está com condições de aproveitar o melhor que a Bahia pode oferecer. A Bahia está bem apresentada ao mundo e a expectativa é a melhor possível”, destacou.
OCUPAÇÃO HOTELEIRA
Segundo a ABIH-BA, em Salvador, 74% dos quase 40 mil leitos foram ocupados nos dias 10,11 e 12 de outubro. O bairro soteropolitano mais procurado foi Itapuã, com 100% de ocupação no feriado prolongado, seguido por Barra/Ondina, com 86%; e Rio Vermelho, com 81%.
No mesmo período, ainda de acordo com a entidade, regiões do Estado com foco em turismo de praia e sol, como Praia do Forte, Morro de São Paulo, Porto Seguro, Ilhéus e Itacaré registraram números animadores para o setor hoteleiro, que estava em baixa nos meses anteriores. Os três primeiros alcançaram uma taxa de ocupação de 100%, enquanto os outros dois chegaram a mais de 80%.
“Vai começar a dar uma resposta positiva. Acredito que no verão a gente tenha uma ocupação melhor do que tivemos no ano passado. Acreditamos, inclusive, que os leitos que estão sem reservas estejam sem reservas pelo fato do brasileiro, por característica própria, deixar para resolver as coisas de última hora”, afirma o presidente da ABIH, José Manoel Garrido.