Turismo avança no desenvolvimento de estatísticas para o setor

[Por Ministério do Turismo, 02/09/2015]
O secretário-executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, abriu nesta quarta-feira (2) o II Seminário Técnico do Plano Nacional Estratégico de Estatísticas Turísticas – evento que tem como objetivo dotar o país de um sistema de informações alinhadas à metodologia de estatísticas desenvolvida pela Organização Mundial de Turismo (OMT), além de aprimorar os dados sobre o setor no país.
“O Plano Nacional de Estatísticas Turísticas nos permitirá nivelar e compartilhar informações com estados e municípios, com o setor produtivo e com países parceiros. O resultado desses trabalhos vai ainda a auxiliar o tomador de decisão na elaboração de estratégias para o fortalecimento do turismo”, disse Alves.
Também presente no evento, o secretário Nacional de Políticas de turismo, Júnior Coimbra, afirmou que o fortalecimento das estatísticas do setor vai contribuir para aprimorar a base de dados usada para a categorização dos municípios turísticos brasileiros.
O seminário segue até esta quinta-feira (3), no auditório da Fundação Getulio Vargas (FGV), em Brasília. O evento reúne representantes de órgãos como Banco Central do Brasil, Polícia Federal, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além ministérios do turismo de países da América do Sul e de secretarias estaduais de turismo brasileiras entre outros.
Durante os debates, serão avaliados os resultados de pesquisa de turismo internacional e temas como a colaboração entre os países do Cone Sul para harmonizar sistemas de estatísticas, ampliar a pesquisa de serviços de hospedagem e aplicar os dados para desenvolver o setor.