Minas Gerais se destaca no turismo de eventos e negócios
[Por Mercado e Eventos, 03/09/2015]
Conforme dados da CDL/BH (Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte), Minas Gerais foi o segundo estado brasileiro a receber turistas em 2014, totalizando 990 mil pessoas. A capital já é considerada referência no turismo de eventos e negócios, ocupando 4º lugar no ranking nacional de procura para o setor de viagens corporativas.
O presidente da Abav-MG, Associação Brasileira das Agências de Viagens, Antônio da Matta, explica que o estado apresenta grande potencial para o segmento. A capital, por exemplo, conta com grande quantidade de hotéis que foram inaugurados com a Copa do Mundo e 385 espaços com estrutura para realização de eventos. Outras características, como a gastronomia, o artesanato e a hospitalidades, reforçam a procura pelo estado para a realização de missões empresariais, visitas técnicas, viagens corporativas, rodadas de negócios, feiras, workshops, convenções, congressos, fóruns, seminários e palestras.
O presidente destaca que as cidades históricas próximas, como Ouro Preto, também apresentam boa estrutura para eventos. Entretanto, o estado precisa de investimentos para aprimorar a infraestrutura e fomentar o mercado. “Cidades do interior apresentam grande potencial para receber esse tipo de turismo, mas é perceptível que ainda existe um déficit em algumas delas, que requerem investimentos em medidas básicas, como na estrutura dos hotéis, disponibilidade de traslados e até mesmo opções para a alimentação do turista”, analisa.
Outro ponto importante para fortalecer o mercado é investir na qualificação dos profissionais que atuam no setor. Matta aponta que, pensando nessa necessidade, será realizado o 1º Festival de Turismo de Ouro Preto, entre os dias 15 e 17 de outubro, no Centro de Convenções da UFOP, em Ouro Preto. O evento é promovido pela ABAV-MG e pela Fire Assessoria de Eventos, tem apoio governamental da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e Governo de Minas Gerais, do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac e de parceiros estratégicos do trade.
Segundo o presidente o primeiro passo foi dado e está e a grande oportunidade para os expositores de turismo promover possibilidades de negócios para todo o mercado brasileiro. “Teremos caravanas com os agentes de viagens de todas as regiões mineiras e outros estados”, conta.