Lideranças do trade turístico de Mato Grosso se reúnem com o governador e apresentam a FIP Pantanal

[Por  24 Horas News, 18/09/2015]
As lideranças do trade turístico de Mato Grosso apresentaram ao governador Pedro Taques o projeto da Feira Internacional de Turismo do Pantanal-FIP, nesta quinta-feira (17), no Palácio Paiaguás. O evento será lançado em São Paulo, no próximo dia 24 de setembro, durante o Exposição da ABAV-Associação Brasileira de Agências de Viagens, o mais completo evento do setor turístico das Américas e do Hemisfério Sul. Em seguida, o lançamento será em Cuiabá, no dia 1º de outubro. A FIP Pantanal será promovida pelo trade, através do Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso (Sindetur), contará com o apoio do Governo do Estado, Ministério do Turismo, Embratur e de outras entidades. A Feira do Pantanal vai acontecer na Capital no período de 20 a 24 de abril do próximo ano.
Representando o trade turístico, Jaime okamura, que preside o Conselho Nacional do Turismo em Mato Grosso, entregou um documento ao governador, com informações sobre a FIP. Segundo ele, é o mais importante evento do setor da região Centro Oeste e Amazônia Legal, alcançando a região do Mercosul, com a participação do Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Venezuela, Equador e Colômbia. Ele explicou que a feira deverá abrir novos corredores turísticos e deixou claro que sem a participação do governo não é possível realizar um evento desta natureza.
O governador Pedro Taques se comprometeu em apoiar o evento e destacou que Mato Grosso é um Estado gigante. Na ocasião, ele anunciou ao trade, que as obras do aeroporto Marechal Rondon já tem um cronograma para o término das obras. Ele adiantou também que a meta do governo é a internacionalização do aeroporto, por isso, já se reuniu com a delegada da Receita Federal para tratar do sistema de alfândega do aeroporto.
O secretário Adjunto de Turismo do Estado, Luís Carlos Nigro, agradeceu o empenho e garantiu que o governo tem priorizado o turismo. Ele enalteceu o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, que tem sido grande parceiro do turismo. “Vamos transformar o turismo em um pilar do desenvolvimento econômico, um forte gerador de emprego e renda. Sem dúvida a FIT vai inovar na gestão do governador Pedro Taques”, garantiu Nigro.
Os organizadores da FIT, Omar Canavarro Júnior, Alcimar Moretti e Jaime Okamura, já estão mobilizando os setores para a realização da FIP, que vai reunir no mesmo espaço, oficinas, palestras e convenções, as manifestações artísticas e culturais, o artesanato e gastronomia regional. A feira vai apresentar o turismo tecnológico, aventura, contemplação e turismo de negócios. Eles informaram que será a oportunidade de promover também o intercambio com o Pantanal Sul Matogrossense e com os países que formam a região do Pantanal, Paraguai e Bolívia, além da abertura para o Pacífico.
Na avaliação dos organizadores, a FIP deverá agregar conhecimentos e promover um grande intercâmbio entre os participantes, além de encontrar soluções para desenvolver o turismo e trazer negócios e oportunidades para Mato Grosso. Os principais focos, são a sustentabilidade do turismo local.” Sem dúvida será uma grande vitrine, onde se poderá mostrar uma visão de desenvolvimento sustentável, promovendo as regiões do Pantanal, Cerrado, Amazônia e o Araguaia. “A FIP vai apresentar os produtos associados ao turismo, que apresentam Mato Grosso como um Estado único e diferenciado. Aqui existem muitos atrativos naturais e o objetivo e divulgação dos destinos turísticos de Mato Grosso e comercialização de produtos. Nosso foco é o turismo de negócios”, finalizou Jaime.
Participaram da reunião com o governador os representantes do Sindicato das Empresas de Turismo-Sindetur; Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso; Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos; Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos Automotores; Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Várzea Grande; Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes, Associação Brasileira de Agencias de Viagens-Abav/MT, Aprodec de Chapada dos Guimarães, além de outras entidades.