Feira Internacional de Turismo do Pantanal será lançada durante a 43ª Expo ABAV

[Por FBHA, 16/09/2015]
A Festa Internacional de Turismo do Pantanal será lançada em São Paulo, no próximo dia 24 de setembro, ás 17n no parque do Anhembi, durante a realização da 4ª ABAV EXPO, o mais completo evento do setor turístico das Américas e do Hemisfério Sul, onde vão ocorrer muitas oportunidade de negócios. Em seguida a FIT será lançada em Cuiabá, no dia 1º de outubro, no Sesc Arsenal, com a participação do trade e diversas autoridades.
A FIT Pantanal será promovida pelo trade turístico, através do Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso/Sindetur, e apoiado pelo Governo do Estado, prefeitura de Cuiabá, Ministério do Turismo, Embratur e outras entidades. O evento vai acontecer no período de 20 a 24 de abril de 2016, no Centro de Eventos do Pantanal. A FIT será o mais importante evento do setor da região Centro Oeste e da Amazônia Legal, alcançando a região do Mercosul, com a participação do Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Venezuela, Equador e Colômbia.
O objetivo, conforme os organizadores do evento Jaime Okamura e Alcimar Moretti, é promover e incentivar a comercialização de produtos, como também a divulgação dos destinos turísticos de Mato Grosso, em busca de uma melhor estrutura e qualificação no mercado. Os principais focos do evento são a sustentabilidade do turismo local, o intercâmbio de conhecimentos técnicos e científicos, projetos ecologicamente corretos e a promoção de negócios do turismo. Além disso, é a oportunidade para troca de conhecimento. Sem dúvida será uma grande vitrine onde Mato Grosso poderá mostrar uma visão de desenvolvimento sustentável, promovendo as regiões do Pantanal, Cerrado, Amazônia Mato-grossense e o Araguaia.
Outra meta é realizar uma grande mostra no Centro de Eventos do Pantanal dos produtos associados ao turismo, que apresentam Mato Grosso como um Estado único e diferenciado. No mesmo espaço, apresentar os produtos da agricultura familiar, moda, as manifestações artísticas e culturais, o artesanato e a gastronomia regional. A feira mostrará ainda o potencial do turismo tecnológico, turismo de aventura e o turismo de negócios. A FIT Pantanal será uma grande feira de oportunidades para quem conhece ou deseja conhecer todo o potencial. A FIT deverá agregar conhecimentos e promover um grande intercâmbio entre os participantes.
Encontrar soluções para desenvolver o turismo e trazer negócios e oportunidades para Mato Grosso, é o que defende Jaime Okamura. Segundo ele, ainda há muito o que se explorar em termos de belezas naturais e atrativos em relação ao Pantanal, Cerrado, Amazônia e a região do Araguaia. “O nosso foco é o turismo de negócios. Lembramos que Mato Grosso 16 mil leitos disponíveis. Atualmente temos uma taxa de ocupação hoteleira em torno de 40%, antes era de 75% de ocupação”, observou.
A maior expectativa do setor com as olimpíadas, que serão realizadas no próximo ano no Rio de Janeiro, possam melhorar o fluxo de turistas, pois Mato Grosso será inserido no roteiro turístico das olimpíadas. Durante o evento mundial, as operadoras e agências de viagens vão oferecer pacotes turísticos para Cuiabá e região. Isto vai incrementar o turismo Mato-grossense através de roteiros integrados.