Cresce o faturamento de resorts no Brasil, revela estudo

[Por  Ministério do Turismo, 20/08/2015]
A Copa do Mundo no Brasil beneficiou diretamente o desempenho dos resorts no ano passado. Em comparação a 2013, o faturamento total do segmento cresceu 33,4%. Os dados são da pesquisa Hotelaria em Números, da consultoria internacional JLL, especializada em investimentos e serviços imobiliários; em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB). O estudo foi feito com base em questionários respondidos por mais de 460 hotéis, resorts e flats.
Outro fator que beneficiou o faturamento dos resorts foi a desvalorização do real em relação ao dólar, que tornou o Brasil um destino mais competitivo para turistas estrangeiros. Durante o torneio de futebol, o Brasil recebeu visitantes de 203 nacionalidades – e cerca de três milhões de brasileiros circularam pelo país no período, de acordo com dados do Ministério do Turismo.
A JLL estima que o Brasil tenha cerca de 10 mil hotéis e 500 mil quartos. O valor médio da diária no país ficou em R$ 267, o que representa um crescimento de 2,9% em comparação a 2013. Já a taxa de ocupação caiu um ponto percentual e encerrou o ano passado em 64,9%, índice que foi influenciado pelo aumento de número de quartos, em 7,9% no período.