COCAL e ABEOC Brasil anunciam participação no primeiro Dia Global da Indústria do Turismo de Eventos

A Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina (COCAL) que no Brasil tem a ABEOC como entidade filiada anuncia a participação no primeiro Global Meetings Industry Day (GMID), ou Dia Global da Indústria do Turismo de Eventos, no dia 14 de abril de 2016. Nesta data, os esforços da América Latina irão se juntar através da COCAL e da ABEOC Brasil e outras entidades associadas à Coalizão Meetings Mean Business (MMB) para mostrar o verdadeiro impacto que os eventos, conferências, convenções representam  para as pessoas, empresas e comunidades.

“Em 2015 a ABEOC Brasil já participou do Dia da Indústria de Eventos nas Américas e os resultados do esforço de todos os envolvidos estão ampliando a ação a nível mundial, o que potencializará nossas atividades e o reconhecimento da importância dos eventos como geradores de empregos, renda e desenvolvimento sustentável”, afirma a presidente da ABEOC Brasil, Ana Cláudia Bitencourt.
“No 27 de abril de 2015, enviamos uma carta à Coalizão MMB descrevendo a atuação da COCAL em 12 países da América Latina no North American Meetings Industry Day (#NAMID15), com a participação de ministros, prefeitos, líderes comunitários e empresários. Para 2016 nos comprometemos em criar um alcance maior e, acima de tudo, um legado para as gerações futuras de promoção dos benefícios da nossa indústria de eventos”, afirma a presidente da COCAL, Alisson Batres.
A COCAL remete essa conquista a um espírito de unidade, admiração e respeito por todos os outros destinos que se desenvolveram com sucesso na indústria de eventos por tantas décadas.
Segundo o co-presidente do MMB, David Peckinpaugh, o GMID vai atender a indústria do turismo de negócios como um evento sem precedentes. “O crescimento e o sucesso de nossa indústria são fundamentais para a economia mundial e esperamos comunicar o nosso valor no cenário global”, diz Peckinpaugh.
Para Michael Dominguez, co-presidente do MMB, com a colaboração de “entidades como a COCAL comprovaremos o papel crítico que a nossa indústria possui na construção de relacionamentos pessoais gerando apoio positivo para comunidades fortalecidas”.
R$ 209 bilhões por ano
A indústria de eventos movimenta cerca de 209 bilhões de reais por ano no Brasil, o que representa 4,3% do PIB nacional, segundo dados do II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil. O estudo realizado pela ABEOC Brasil e pelo Sebrae é o mais recente do setor. Em 2013, 590 mil eventos foram realizados no país, gerando R$ 48,7 bilhões de impostos e envolvendo mais de 200 mil participantes.
Esta indústria de eventos movimenta uma cadeia produtiva de mais de 50 segmentos, envolvendo desde o organizador de eventos até as companhias aéreas, hotéis e prestadores de serviços dos mais variados, especialmente pequenas e médias empresas.
Sobre a COCAL
A COCAL foi criada em 1985 como uma associação sem fins lucrativos composta de Organizadores Profissionais de Congressos, e atualmente possuir entidades filiadas na América Latina, América do Norte e Península Ibérica, tendo como principais objetivos unir os esforços dos países da região para melhorar o desempenho da indústria de eventos, representando os seus membros internacionalmente, estabelecendo relações de cooperação mútua entre os seus membros, alcançando acordos, atividades com foco no desenvolvimento da indústria, promovendo e protegendo os princípios da ética profissional e comercial.
A COCAL tem um papel importante na formação educacional dos organizadores de eventos, através da realização do seminário anual, onde seus membros são chamados a discutir temas atuais e relevantes do setor, além de serem apresentados aos trabalhos desenvolvidos pela Federação.

Veja o Vídeo de 16/04/2015

Infográfico com Dados do II Dimensionamento da Indústria de Eventos no Brasil – ABEOC Brasil/Sebrae

Arte: Eventbrite