Áreas segmentadas auxiliam prospecção de negócios no Festuris

[Por BRASILTURIS JORNAL , 19/08/2015]
O Festival de Turismo de Gramado (Festuris) é apontado como a feira de negócios turísticos da América Latina que mais gera resultados concretos para o trade nacional e internacional. Buscando sempre a inovação, o evento foi o primeiro a apresentar sua distribuição de estandes de maneira segmentada. São ao todo nove áreas especificas dos mais diversos segmentos do setor.
Desta forma, o Festuris oferece a oportunidade de aperfeiçoar o tempo dos profissionais que estão na feira para que realizem seus negócios com os destinos e empresas, separados por partes do setor turístico. Desta maneira, o agente de viagens sabe para qual local do evento se dirigir, o que facilita tanto para o expositor, quanto para o visitante, atingir o maior objetivo.
Ao longo dos anos, o Festuris vem aplicando o conceito de segmentação como uma forma inovadora de apresentar destinos e produtos turísticos, por meio dos chamados Salões Segmentados, os quais chamam a atenção do mercado para os diferentes nichos e buscam reflexões para a melhoria de produtos diante de um turista mais exigente.
Áreas de Negócios

Salão GLS
Cenário para conhecer toda a oferta dirigida a este crescente mercado turístico que representa cerca de 15% do gasto mundial em viagens.   Este espaço reúne expositores cujo público-alvo é um turista que viaja mais de quatro vezes ao ano, com grande concentração nas classes A e B, gasta ao menos US$ 50 a mais que o turista convencional e fica mais tempo no destino escolhido.

Salão de Tecnologia
Reúne as grandes novidades e tendências envolvendo tecnologia e turismo, como chave de competitividade. Inovação, conectividade, distribuição online, mobilidade. Grandes desafios e promissoras oportunidades.

Salão Sustentabilidade
O Salão de Sustentabilidade e Turismo Verde trouxe para o debate um novo e relevante tema, o turismo sustentável – que inclui questões relacionadas à economia verde, turismo de natureza consciente, inclusão das comunidades e práticas ambientais. Sustentabilidade de recursos, sustentabilidade energética, sustentabilidade social.

Salão Acessibilidade
Este espaço mostra as principais ações do trade acerca da importância de tornar o turismo acessível para todos, contribuindo assim para a inclusão social e para a ampliação deste mercado que hoje tem suas demandas pouco atendidas, com um retorno surpreendente de visibilidade na mídia.

Salão Religioso e Cultural
O turismo religioso movimenta USS 18 bilhões/ano. Salão também voltado ao público estimulado pela curiosidade dos costumes e da identidade cultural.

Salão Enoturismo
Uma atividade turística que se baseia na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e nas tradições e cultura das localidades que produzem esta bebida. Mostrará destinos turísticos ligados à vitivinicultura do Brasil, do mercado sul-americano e de outros continentes, buscando a participação de países de forte tradição no setor. Com um projeto inovador, o salão contará com espaço para apresentação de workshops e debates, servindo também de palco para lançamento de produtos.

Salão Mice e Abeoc
Salão aborda o segmento Mice (Meetings, incentives, conferencing, exhibitions), além de contar com a presença de expositores diretamente ligados a este mercado. Realizado pelo Festuris em parceria com a Abeoc Brasil, contará com espaço para apresentação de workshops e debates. Servirá de privilegiado local para troca de expertises e para dar visibilidade a ações positivas já em curso no País, como o Programa de Qualidade Abeoc Brasil de Qualificação em Gestão e Certificação de Micro e Pequenas entre outros temas de grande relevância para o setor.

Salão Parques e Entretenimento
Será um espaço reservado  para que os empreendimentos deste segmento se apresentem ao mercado de forma especial, recebendo desta forma uma maior atenção e possiblidade envolvimento com os participantes do Festival de Turismo. Estão incluídos neste nicho os parques temáticos focados em personagens, parques aquáticos, de aventura e ecoturismo,  museus temáticos, equipamentos de entretenimento em geral, além de todas as experiências preparadas para o entretenimento do turista ou visitante.

Salão de Gastronomia
Por ser considerado um evento vanguardista e disseminador de tendências, o Festuris lança este salão como a grande novidade de sua 27ª edição. O Salão de Destinos Gastronômicos é um espaço de experiências, criado com a intenção de estimular ageração de negócios num dos segmentos mais promissores do turismo, que visa aproximar destinos e empresas a compradores, imprensa e formadores de opinião. Será a vitrine da gastronomia no festival. Seu formato inovador, um espaço temático denominado como Alameda Gastronômica, atrairá a atenção de todos os visitantes, valorizando cada expositor pelo conceito vivencial que estimulará a geração de negócios. Além disso, fortalecerá a imagem do destino vinculada à Gastronomia, prospectando novos clientes e promovendo excelente networking.

Informações: www.festivalturismogramado.com.br