Encontros de motociclistas movimentam o turismo no Brasil

[Por Ministério do Turismo, 24/07/2015]
Brasília espera receber cerca de 450 mil pessoas até o dia 26 de julho no XI Brasília Motocapital, evento que reúne os amantes do turismo sobre duas rodas no Parque de Exposições da Granja do Torto.
São mais de 150 estandes com produtos motociclísticos, shows como o de Erasmo Carlos e da Banda Suricato, oferta de cursos, atividades para crianças, além de atrações como globo da morte e luta livre performática em uma área de 150 mil metros quadrados.
O último dado levantado pelo Ministério do Turismo (2013) mostra que cerca de 48,6 mil pessoas fizeram mais de 160 mil viagens de moto no ano passado. A maior parte delas a lazer.
O advogado Samuel Uchoa, que já participou de vários encontros como esse, afirma que gosta de ver as novidades do mercado e trocar experiências com outros visitantes. “Andar de moto é um estilo de vida”, diz Samuel. O advogado tem no currículo a travessia da Rota 66 nos Estados Unidos, uma viagem de moto para o Chile, além de várias dentro do Brasil.
Recife sedia outro evento de moto sobre o tema. O Recife Moto Week, em Boa Viagem, que acontece de 5 a 8 de novembro e deve reunir mais de 40 mil motociclistas, de acordo com organizador do Recife Moto Week, Diego Montenegro. “A sensação de liberdade e o contato com a natureza são únicos. É uma paixão que eu não consigo explicar”, disse ele sobre o hobby. Expositores de marcas famosas de motos confirmaram presença no evento.
Outro grande encontro que acontece no Brasil é o Ostras Cycle, em Rio das Ostras (RJ), que já tem 17 anos. A última edição foi realizada de 26 a 29 de março e teve a participação de 800 motoclubes do país e do exterior e reuniu 55 mil pessoas. Na edição de 2013, a ocupação dos hotéis chegou a 100%, com 47 mil participantes e o volume de negócios gerados foi de R$ 5,9 milhões. O Ostras Cycle é um dos eventos que mais movimentam a economia do município.