Festival do Turismo de João Pessoa deve crescer 10% em 2015
[Por Mercado e Eventos , 07/07/2015]
Foi dada a largada nesta terça-feira (07) para a contagem regressiva de 100 dias para a realização do Festival do Turismo de João Pessoa. A estimativa dos organizadores é de que a 5ª edição do evento deve marcar um crescimento de 10% de público e mais de 5% em área ocupada. O evento será realizado nos dias 16 e 17 de outubro no Centro de Convenções da capital paraibana. No ano passado, mais de 2,7 mil profissionais do Turismo estiveram no Festival.
Na abertura da solenidade, ocorrida no Hardman Praia Hotel, a presidente da PBTur – Empresa Paraibana de Turismo, Ruth Avelino, destacou a importância do Festival para o turismo nacional e não apenas regional. A executiva revelou que o Ministério do Turismo definiu que participaria de apenas seis eventos em 2015 e que um deles seria o Festival do Turismo de João Pessoa. “Ele (o evento) é muito bem visto pelo mercado, porque dá resultado para as empresas que participam”, pontuou Ruth Avelino.
A gerente de Marketingda Empresa Pernambucana de Turismo – Empetur, Amanda Souza, reforçou o discurso de Ruth Avelino, enfatizando que poucos eventos, inclusive, os internacionais, dão resultado positivo para o Estado vizinho quanto o Festival do Turismo. “É um evento consolidado, muito bem construído e o principal do Nordeste. Estamos participando dele desde o primeiro ano, e está no nosso calendário de divulgação. Traz retorno garantido”, afirmou.
O presidente da ABIH – Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, Inácio Junior, revelou que o Festival do Turismo também está na agenda das maiores redes hoteleiras do Brasil. “Muitos executivos dos grandes hotéis me chamam para falar sobre o evento, que atualmente desfruta de grande credibilidade e a maioria afirma que será o melhor evento do País nos próximos anos”, reforçou o hoteleiro paraibano.
Novidades – O empresário Claudio JS Junior, um dos organizadores do Festival do Turismo, disse que a nova edição do evento terá uma série de novidades, a começar do crescimento da área de expositores, que será ocupada por um número maior de corredores exclusivos. De seis corredores o evento poderá contar com mais dois, pelo interesse das empresas em participar neste formato, havendo uma ‘lista de espera’. Cada expositor que ocupa um corredor exclusivo, potencialmente abre participação para outras 10 empresas parceiras.
Outra novidade para 2015 será a participação do Ministério do Turismo, que, segundo Claudio J S Junior, este ano a presença do Ministério trará um novo modelo de apresentação que ainda não foi revelado, mas que será uma grande surpresa para os agentes de viagens. “Teremos uma reunião em breve para começar a definir de que forma será a participação do Ministério”, disse o empresário.
Claudio Junior disse que outra novidade que irá atrair a atenção dos profissionais do Turismo será o Fórum Corporativo, que debaterá temas pertinentes ao mercado de turismo, mas será um espaço para a apresentação para o público olhar o evento com um ponto de conhecimento da infraestrutura da cidade, da rede hoteleira. O Fórum será realizado com a parceria da DJ Hotelaria e ABRACORP – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, que reúne os principais gestores de empresas, inclusive, multinacionais.