Univali conrfirma participação na Expo Estudar

Entre as maiores universidades do Estado e entre as 20 maiores do Brasil, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) estará presente na EXPO ESTUDAR entre os dias 10 e 12 de setembro, no Centrosul, em Florianópolis, Santa Catarina. A feira, com entrada gratuita, irá reunir instituições de ensino dos mais variados segmentos e será uma oportunidade para pessoas de todas as idades interessadas em sua formação acadêmica e em sua qualificação profissional. A Univali pretende explorar seu espaço apresentando os diferenciais da instituição que segundo o Diretor de Articulação dos Campi da Grande Florianópolis, Alceu de Oliveira Pinto Junior não são poucos.
Criada há 50 anos, a Univali foi uma das primeiras instituições de ensino superior de Santa Catarina a migrar para o Sistema Federal de Ensino e desde 2012 tem a obrigação de reportar-se diretamente ao Ministério da Educação (MEC) em relação a assuntos referentes a criação de novos cursos, aumentos do números de vagas, entre  outros itens. “Isso proporciona a Univali além de uma controle maior em relação aos próprios cursos uma uma abrangência nacional”, afirma Alceu.
A Univali conta com 27 mil alunos desde a educação básica, por meio dos seus colégios de aplicação, graduação e pós-graduação. São mais de 50 cursos de graduação oferecidos e diversos programas de mestrado e doutorado com reconhecimento internacional com a possibilidade de dupla titulação, por meio de acordos firmados com aproximadamente 20 países.
A promoção de feiras como a EXPO ESTUDAR são de extrema importância para ajudar numa difícil escolha, na avaliação de Alceu. “A partir de 1998 houve um acréscimo das instituições de ensino superior no Brasil muito grande, o que é necessário e até precisamos crescer mais, porém houve um crescimento desordenado e mal fiscalizado. Este excesso de oferta deixa aquele aluno, pais e ou empresas interessada em direcionar uma formação específica para seu grupo com dificuldade em optar. Na EXPO ESTUDAR vamos apresentar nossos diferenciais, mostrar o que realmente é um investimento efetivo em educação e a preocupação com a qualificação profissional permanente. Pois estas são decisões que irão acompanhar o aluno a vida inteira e fazer uma opção errada poderá gerar grandes prejuízos no futuro”, completa.
A Univali foi enquadrada por meio de lei como Universidade Comunitária, ou seja, instituições fundacionais mantidas por mensalidades, mas diferentes da iniciativa privada onde receita vai para ações, bancos ou outros investimentos. Neste caso todo resultado positivo é reinvestido na própria universidade. Sua finalidade é educação e o desenvolvimento do entorno onde está inserida.
A  EXPO ESTUDAR é organizada pela Capacitar Eventos, associada ABEOC Brasil.