Teresópolis entra na rota do Turismo de Negócios

[Por Teresópolis Jornal, 12/06/2015]
Teresópolis no Rio de Janeiro recebeu, de 1 a 6 de junho, a Seleção Brasileira de Futebol na Granja Comary. A equipe de Dunga veio treinar na cidade para a disputa da Copa América. Vieram com eles diversos jornalistas, que se instalaram nos hotéis da cidade. Em ocasiões assim cresce o número de turistas e cerca de 95% das vagas dos hotéis são ocupadas. Mas a cidade, conhecida também como a ‘casa da seleção’, tem atraído visitantes por outro motivo. Alguns profissionais estão procurando a Região Serrana em busca de capacitação. É o chamado turismo de negócios.
Nesta semana, por exemplo, um dos hotéis situados no centro da cidade recebeu um grupo com mais de 70 pessoas para um seminário de dois dias sobre beleza. “Chegamos na cidade para um evento de Colorimetria e Visagismo. Nesses dias recebemos capacitação com dois grandes profissionais. Entre eles o Rodrigo de La Lastra, reconhecido mundialmente. Nenhum participante mora aqui, todos moram na baixada. Resolvemos fazer em Teresópolis, nessa terra maravilhosa, com esse clima confortável, pra gente sair um pouco da rotina”, disse David Escócia, um dos organizadores do seminário.
E não foi a primeira vez que os profissionais escolheram a cidade para tal fim. Dentre os principais atrativos estão as belezas naturais contidas aqui. Embora não tenham muito tempo sobrando, já que estão focados no curso, conseguem encontrar um horário para dar um passeio. “Esse é o quarto evento que eu faço em Teresópolis. Fazemos outro em São Paulo, duas vezes no ano, a Hair Brasil – que é o segundo maior evento de beleza do mundo, perdendo apenas para a Feira de Milão  – e a Beauty Fair, que também é bastante renomado. Esse mundo de beleza é infinito”, ressaltou David.
Reconhecendo a importância da atualização, tendo em vista a grande demanda da área, a cabeleireira Simara Abreu veio de Itaboraí em busca da capacitação em Teresópolis. O ônibus chegou na cidade lotado, com 50 pessoas. Outras vieram de carro, mas nem por isso deixaram de participar. Os profissionais vieram de Magé, Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim e outras regiões. Juntos ocuparam todas as vagas do hotel. “Como o mercado está crescendo muito, precisamos nos aprimorar cada vez mais para dar o melhor aos nossos clientes. É a segunda vez que venho a cidade. É maravilhosa! Estão de parabéns”, disse Simara.
A experiência do grupo é repassada aos demais participantes dos eventos de beleza e tem atraído os olhares para Teresópolis. É a mídia positiva, que é capaz de mostrar que a cidade tem mais a oferecer do que belas paisagens e que os visitantes, ao chegar na cidade de Teresa, pode contar com estabelecimentos de confiança, boa comida e re-ceptividade.