Setur-RJ/TurisRio debatem turismo da região Caminhos Coloniais

[Por Jornal de Turismo, 27/06/2015]
Intensificar o trabalho para o incremento da atividade turística das cidades que compõem a região turística Caminhos Coloniais. Com esta proposta a cidade de Três Rios recebe na próxima terça-feira, 30/06, a sétima edição do Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e pela TurisRio, está sendo realizado desde março no interior do Estado e tem o objetivo de estabelecer uma ligação direta entre os gestores públicos e privados do turismo.
Para Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, a realização dos encontros com os principais dirigentes do turismo em cada região faz com que seja facilitado o diálogo e criado um alinhamento das ações para o fomento da atividade turística.
– Nossa missão é fazer com que os 92 municípios do Rio de Janeiro consigam desenvolver, da melhor maneira possível, seus atrativos turísticos. Não há dúvidas de que o turismo se destaca cada vez mais como um dos carros chefes no crescimento e desenvolvimento dos municípios do interior, com a ampliação no volume de turistas e visitantes, o que se reflete na geração de empregos e renda para a população – explica do secretário de Turismo.
Durante o Fórum, representantes dos municípios que compõem a região Caminhos Coloniais (Areal, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia e Três Rios) terão a oportunidade de conhecer os projetos da Setur-RJ e TurisRio para os próximos anos que objetivam potencializar o turismo regional. Durante o encontro há, também, exposições de representantes de diversas instituições e órgãos de importância para o desenvolvimento da atividade turística, tais como Comissão de Turismo da Alerj. ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e BPTur – Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas.
Para Paulo Senise, presidente da TurisRio – Cia. de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, a oportunidade de estar frente a frente com autoridades de diferentes áreas de atuação do turismo é imperdível.
– Além da apresentação de suas entidades, os representantes que são convidados por nós para participar dos fóruns, estão aptos a dar sugestões e indicar ações de sucesso que possam ser repetidas em outras cidades.
Durante a realização do evento empresários e representantes dos municípios da região tem, ainda, a oportunidade de expor suas opiniões, sugestões e apresentarem projetos. O evento vai acontecer no Teatro Celso Peçanha, na Rua Bernardo Belo, nº 20, Centro, das 9h30 às 14h30.
A região
Quem visita Areal tem a oportunidade de aproveitar o turismo ecológico e histórico. Além das inúmeras construções históricas, a cidade traz opções de passeios como cavalgadas, caminhadas ecológicas, visitas ao orquidário e à floricultura da região, além de sítios e fazendas locais. Em Três Rios as atividades ao ar livre e os esportes radicais, como o rafting, que é feito no rio Paraibuna, são as atrações mais procuradas. Comendador Levy Gasparian é um dos municípios que integram o Caminho Novo, trecho que deu acesso à região de Minas Gerais na época do Brasil Colônia. Por conta de seu passado histórico, são visitas obrigatórias as inúmeras construções do século XIX. Sapucaia é um ótimo destino para quem procura pelo turismo rural. Lá, é comum encontrar a culinária típica da roça, os doces caseiros, o artesanato e a cachaça. Caracterizado como Estância Hidromineral, Paraíba do Sul fica na divisa com o Estado de Minas Gerais. No local, é possível realizar ecoturismo, turismo religioso e histórico. A cidade da música, como é conhecida São José do Vale do Rio Preto, atrai centenas de turistas anualmente, muitos em busca da natureza e das curiosidades sobre o antigo morador, o famoso Tom Jobim.