Lummertz defende turismo como elemento de desenvolvimento do Brasil

[Por Embratur, 29/06/2015]
Nesta segunda-feira (29), o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz,  participou como convidado especial do debate promovido pela LIDE (Grupo de Líderes Empresariais) de Santa Catarina. Realizado em Florianópolis, o evento reuniu políticos e empresários para ouvir o presidente do Instituto falar sobre “O Turismo como elemento de integração na América do Sul”.
“É preciso encarar o turismo como uma indústria capaz de gerar renda em todo o país. Agora é o momento de decidirmos que tipo de posicionamento vamos ter com relação ao setor daqui para a frente, e o que queremos é ver o Turismo como eixo de renovação da economia, integração e fortalecimento de toda a América do Sul”, afirmou.
O presidente fez uma apresentação sobre a realização de eventos como mola propulsora do turismo, a atuação dos Escritórios Brasileiros de Turismo no exterior, as ações de promoção digital e a necessidade de se ampliar as frequências de voos internacionais como um dos caminhos para fortalecer a economia do país. “Mais frequências internacionais impactam não somente no número de turistas. Onde aumenta o número de voos aumentam também as exportações”, declarou.
Lummertz também reforçou a comparação do Brasil com 140 países, onde ele se destaca em primeiro lugar no mundo em potencial de belezas naturais. “Na contra-mão, estamos na 135ª posição dos países com potencial para se abrir um negócio no setor de turismo. Tais fatos precisam ser levados em consideração e este cenário precisa mudar, definitivamente”, defendeu o presidente que encara como missão de sua gestão conseguir facilitar a contrução de grandes empreendimentos no Brasil.
Além do presidente da Embratur o debate da Lide também contou com a presença de Wilfredo Gomes, presidente do Grupo de Líderes Empresariais de Santa Catarina, do vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, do Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, da secretária municipal de Turismo, Zena Becker, do Diretor do LIDE Turismo Santa Catarina, Nicolas Peluffo, e do presidente da Santur, Valdir Walendowsky.
LIDE – Fundado em junho de 2003, o Grupo de Líderes Empresariais possui dez anos de atuação e conta com mais de 1.600 empresas filiadas no Brasil que representam mais de 52% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para projetos sociais.