Isenção de vistos pode levar mais de 3 milhões de brasileiros aos EUA

[Por Mercado e Eventos, 29/06/2015]
A presidente Dilma Rousseff está em Washington, onde se encontra com o presidente norte-americano, Barack Obama, nesta terça-feira (30), a fim de debater estratégias e emplacar uma agenda positiva para o fechamento de acordos, além da abertura de mercado para produtos brasileiros nos Estados Unidos.
No encontro, a atração de investidores estrangeiros e acordos de cooperação em uma série de áreas devem ser debatidos. Na ocasião, o turismo aguarda que ambos os líderes de estado possam iniciar uma discussão sobre a entrada do Brasil no Visa Waiver Program (VWP), ação que facilitaria a troca internacional de turistas e commodities entre os países.
O U.S Travel, por sua vez, trabalha para inserir o possível programa de isenção de vistos na agenda dos governantes. O VWP facilita parcerias e aumenta a segurança nas viagens, o que, de certa forma, ajuda os Estados Unidos. De acordo com U.S Travel, o possível acordo criaria benefícios imediatos aos dois países, além de aumentar a segurança nacional.
De acordo com o órgão, expandindo o VWP para o Brasil, cerca de 650 mil novos brasileiros visitariam os Estados Unidos, o que iria superar os 3 milhões de turistas brasileiros no país já em 2015. Em termos econômicos, com o programa de isenção de vistos aprovado, o Brasil iria deixar cerca de US$ 7,6 bilhões na economia norte-americana somente este ano, o que serviria para manter cerca de 176 mil postos de trabalho nos EUA.