ABEOC Brasil realiza Seminário de Qualificação em Florianópolis

Cerca de 100 participantes estiveram no Seminário de Qualificação ABEOC Brasil, realizado na terça-feira (16/06), no Costão do Santinho Resort, Golf & Spa, em Florianópolis. O painel de abertura contou com a presença do secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Sandro Fernandes, do presidente da Santur, Valdir Walendowsky, da vice-presidente institucional da ABEOC Brasil, Anita Pires, do vice-presidente da ABEOC SC, Rodrigo Heron Moreira e do diretor de comunicação do IFSC, Vinicius de Luca Filho (foto).

O Secretário do MinTur destacou a relevância do setor de eventos para a economia do Brasil. “Realizamos mais de 590 mil eventos por ano, conforme apurou o Dimensionamento do Setor realizado pela ABEOC”, declarou. O presidente da Santur ressaltou a importância do turismo para a retomada do crescimento econômico, e neste contexto acrescentou que “o setor de eventos é primordial”. Valdir Valendowski também destacou a participação da academia no evento, o que considera fundamental para a continuidade do desenvolvimento turístico.
“Foi um debate extremamente qualificado, tivemos representantes dos empresários, de CVBs, da academia e do poder público”, analisa Anita Pires. “Temos boas contribuições para oferecer à Embratur na construção do seu plano de trabalho e novo modelo de gestão”, acrescenta a vice-presidente da ABEOC Brasil.
O painel de encerramento abordou ofertas de capacitação no setor de turismo e eventos, com Vinicius de Lucca Filho, Diretor de Comunicação do IFSC; Flavia Didomenico – Coordenadora do Serviço Nacional do Comércio – SENAC e David Augusto Modak- Gestor Nacional dos cursos de turismo da Estácio de Sá.

Destinos e Eventos

Duas palestras abordaram a qualificação dos destinos para receber eventos. A ex-secretária de turismo de Florianópolis, Maria Cláudia Evangelista, relatou sua pesquisa sobre dois casos de promoção de destinos, Visit Britain e Atout France, que funcionam com gestão público-privada e promovendo também a atração de investimentos, como uma agência, a exemplo da brasileira APEX.
O presidente executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando de Oliveira, reforçou a importância de transformar um viajante em visitante, para que desfrute da cidade, e receber o visitante como recebemos um convidado em nossa casa, preparando o ambiente e as pessoas envolvidas para ações integradas de hospitalidade.

Qualidade

Rodrigo Heron Moreira e Anita Pires lideraram painel sobre o Programa de Qualidade Abeoc Brasil. Alguns representantes de empresas certificadas com o Selo ABEOC Brasil deram seu depoimento, destacando os benefícios do Selo, como a qualificação e valorização dos funcionários, o baixo investimento comparado com o retorno obtido e a mudança de modelo, permitindo trabalhar continuamente a qualidade como parte fundamental do serviço.
O Seminário de Qualificação ABEOC Brasil teve o apoio do Ministério do Turismo, Governo do Estado de Santa Catarina, Santur, Prefeitura de Florianópolis, Prefeitura de São José, Instituto Federal de Santa Catarina e Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau.

Galeria de Fotos


[ Publicado por Jornal de Turismo, 19/06/2015]