ABEOC apresenta terceira edição da Revista Eventos Brasil no FIT Cataratas

O estande da ABEOC Brasil no Festival de Turismo das Cataratas, dias 18 e 19 de junho, em Foz do Iguaçu, foi o ponto de encontro dos profissionais de eventos, para troca de informações, geração de negócios e distribuição da terceira edição da revista da Associação Brasileira de Empresas de Eventos, a Revista Eventos Brasil.

Presidente Ana Claudia Bitencourt foi homenageada na abertura do FIT (17/06)

A capa da edição número três da revista voltada ao profissional do setor de eventos traz em destaque o presidente da Associação Médica Brasileira, Florentino de Araújo Cardoso Filho. Em entrevista exclusiva, ele fala sobre sobre o crescente mercado de eventos no segmento médico e a necessidade de serviço de qualidade em todas as regiões do país. Também sobre eventos da área da medicina, um segmento fundamental da indústria de viagens de negócios e congressos, a Revista traz matéria sobre como importantes destinos brasileiros se preparam para receber eventos médicos.
Outro destaque da edição mais recente da Eventos Brasil é a reportagem sobre tendências na captação de eventos. “Nossa equipe falou com Christian Mutschlechner, à frente do Viena Convention Bureau, em uma matéria sobre como essas organizações podem atrair mais eventos e transformar um destino”, revela a presidente da ABEOC Brasil, Ana Claudia Bitencourt. Além de Christian, a reportagem ouviu Christoph Tessmar, diretor do Barcelona Convention Bureau, e Ana María Viscasillas, especialista porto-riquenha em turismo de negócios.
A Revista Eventos Brasil apresenta ainda matérias sobre licitações em eventos, Salão MICE ABEOC Brasil e outras notícias da Associação Brasileira de Empresas de Eventos.

Encontro da ABEOC Brasil em Foz

Também em Foz do Iguaçu, nos dias 16 e 17 estiveram reunidos os diretores nacionais e os presidentes estaduais da ABEOC. Em pauta as ações e projetos da nova gestão, que em 150 dias cresceu 13% o número de empresas associadas. “Falamos sobre a estratégia que tomaremos para o lançamento da Escola de Eventos, além de novas parcerias e projetos de âmbito internacional”, conta a presidente Ana Claudia.

FIT Cataratas

A décima edição do Festival de Turismo das Cataratas iniciou-se no dia 17 de junho, com a presença das maiores autoridades de turismo do Brasil e do Mercosul.
Para o coordenador do FIT Cataratas, Paulo Angeli, a evolução do festival também é evidenciada pela qualidade da programação e pelos seus números (todos os espaços comercializados, recorde de trabalhos científicos e diversidade de origem das caravanas), além do prestígio conquistado entre as autoridades de turismo do país e do exterior.
Angeli destaca ainda os grandes eventos paralelos, como o Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), Mercociudades (Reunião da Unidade Temática de Turismo) e Audiência Pública de Turismo. “A organização trabalhou para superar a marca de seis mil participantes, bem como de marcas expositoras”, completa.
A Feira de Turismo e Negócios — onde a ABEOC Brasil esteve com seu estande — foi realizada na quinta e sexta-feira (17 e 18/06), no Rafain Palace Hotel & Convention Center. Entre as inovações de 2015 está a Expo Hotel Cataratas, uma exposição de produtos e serviços para hotelaria, motelaria e gastronomia. A amostra reuniu desde equipamentos de ponta à alta tecnologia para o setor. A promoção foi em parceria com a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis).
Outra novidade foi o Salão MICE Cataratas, um encontro voltado para organizadores de eventos, fornecedores de espaços, entidades, agências especializadas, empresas de comunicação, de locação de equipamentos, de bufê, de serviços de decoração e tradução, enfim, a todos os fornecedores da logística de um evento.
O 10º FIT Cataratas também abrigou eventos consolidados, como o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, a Mostra Regional de Produtos Sustentáveis, a Arena Gastronômica Abrasel e a Reunião Mercociudades. Teve ainda a sequência do Salão E-Marketing Cataratas, Salão Adventure Cataratas, bem como do Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade. O evento foi uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, com organização da De Angeli Feiras & Eventos, com o apoio estratégico do Ministério do Turismo e Paraná Turismo e patrocínio da Itaipu Binacional, Sebrae Nacional, Fecomércio Paraná e Fundo Iguaçu.
A próxima edição do FIT Cararatas já tem data marcada: será realizada de 15 a 17 de junho de 2016, no mesmo local.
“Antes era Foz do Iguaçu que ia para os eventos em busca de divulgação do destino, e hoje, com esta feira, é o público que vem até nós. Este ano contamos com 53 caravanas de agentes de viagens presentes e a maior parte da feira é composta por destinos, com cinco países representados (Paraguai, República Dominicana, Uruguai, Peru e Argentina), além do Brasil, diz o idealizador e coordenador do festival, Paulo Angeli.
Para o ano que vem, os planos são investir no segmento Mice. “Já contamos com 16 grandes organizadores presentes neste segmento e, em 2016, queremos ampliar este número. O Festival das Cataratas não é um evento estático, e todo ano procuramos trazer inovações. Este ano, por exemplo, demos grande espaço ao artesanato, para que os profissionais, ao exporem seus trabalhos, consigam fechar negócios. Já há contratos fechados entre muitos artesãos e a Cataratas S.A, para fornecerem seus produtos às lojas de souvenirs, por exemplo”, diz Angeli.
 

Agradecimento

A ABEOC BRASIL em nome de todos os participantes da FIT Cataratas que utilizaram os serviços da STTC Eventos e Turismo em Foz do Iguaçu no período de 15 à 20/06, quer agradecer sua disposição e a  excelência no atendimento. Parabenizamos o nosso associado e Diretor Secretário – Valdir Pedro Christ, bem como os motoristas Francisco e Claudir pela qualidade e pontualidade em todos os horários combinados e pelo material fornecido na chegada de cada participante.
(Atualizada em 24/06)