Seminário de Desenvolvimento Turístico reúne autoridades do setor em Itapema

[Por Santa Catarina 24h , 04/05/2015]
Estão abertas as inscrições para o 1º Seminário de Desenvolvimento Turístico de Itapema, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de setembro. O seminário é uma iniciativa do Governo de Itapema, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e espera reunir empresários e profissionais envolvidos com o setor para uma discussão sobre o desenvolvimento sustentável do turismo local e regional.
Muito mais do que celebrar o Dia Internacional do Turismo, comemorado no dia 27 de setembro, o seminário pretende debater, durante três dias, a viabilização de políticas públicas de incentivo ao turismo sustentável, bem como promover o intercâmbio de experiências, orientando e fomentando os participantes para que promovam ações que garantam o turismo sustentável, contribuindo, assim, para o aumento da qualidade de vida da população.
O evento terá início às 9h de sábado (25), no auditório da Fetiesc, na Rua 321, em Meia Praia, sob a coordenação do Prefeito Sabino Bussanello, que mediará o debate com o tema “A Itapema 2020: a importância do turismo para o desenvolvimento econômico de Itapema e a questão do Planejamento e Gestão”. Participam deste debate o Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, Geraldo Castelli, Diretor da Escola Superior de Hotelaria Castelli e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itapema, Carlos Fabro.
À tarde, a programação segue a partir das 14hs, com o debate “A importância das parceiras público/privada para o desenvolvimento do turismo local”, com o presidente da Santur, Cimélio Marcos Pereira e o Gerente Comercial do Parque Unipraias, Mário Oliveira. Em seguida entra em debate a questão do “Reordenamento da cidade com um olhar no desenvolvimento do turismo local”, com o Secretário de Gestão Urbana, Carlos Santi e o professor da Univali, Francisco dos Anjos.
Na mesma tarde o professor e PHD em Turismo, José Manoel Gonçalves Gândara, palestra sobre a “Qualidade e Competitividade no Turismo”; e o primeiro dia do evento encerra com a discussão “Turismo Integrado: pensando o turismo para todo o território”.
Na manhã de domingo (26), às 10h o evento é reiniciado com a seguinte pergunta: “Marketing Turístico: qual a identidade turística de Itapema?”. O debate será coordenado por Marcelo Monsu. Em seguida o presidente do Sindihotéis de Itapema, José Maria Negreiros, juntamente com a professora Silvia Cabral, coordenam a discussão que terá como tema “Turismo de eventos: uma maneira para vencer a sazonalidade”.
Durante a tarde, às 14 horas, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico promove a chamada de projetos de eventos para o ano 2011. Com esta ação o Governo pretende confeccionar o calendário de eventos do município para o próximo ano. Para tanto estão sendo esperadas todas as entidades, clubes, igrejas, e promotores de eventos da cidade.
Na segunda-feira (27), ultimo dia do evento, às 10h, as atividades retomam com a apresentação do projeto “Turismo nas Escolas”, pela Diretora de Turismo local, Cristina Monsu, pela Secretária Municipal de Educação, Geonete Agostinho e pela autora do projeto, a turismóloga Eveline Maria Silva.
Às 14 horas Luiz Carlos Nunes, e Guilberto Savedra, Coordenador Técnico do Ministério do Turismo em Santa Catarina, apresentam ao trade turístico o ‘Cadastur’, cadastro nacional que, a partir de 2011, será exigido para a emissão de alvarás de funcionamento no município.
Já às 16 horas, no encerramento do evento, o prefeito Sabino Bussanello coordena a criação da comissão mista organizadora do cinqüentenário de Itapema, que será celebrado em abril de 2012. A comissão envolverá representantes da sociedade civil e de diversas secretarias do Governo Municipal, os quais ficarão responsáveis por definirem a programação festiva para a data.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *