Projeto Mais Ciência incentiva participação em congressos

Uma parceria entre UFG e Win Eventos, empresa especializada em eventos corporativos, busca viabilizar e incentivar os professores da Escola de Agronomia (EA) e da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ) a participarem de congressos científicos. O Projeto Mais Ciência concederá 20 bolsas, sendo dez para cada uma das unidades acadêmicas, no valor de R$ 750,00. Esses recursos são para financiar despesas de docentes que participarem de eventos científicos nacionais e internacionais, realizados no Brasil entre agosto e dezembro de 2015. Na manhã desta quarta-feira, 27/05, ocorreu o lançamento do projeto, no prédio central da Escola de Agronomia, com a presença dos diretores das duas unidades e da Win Eventos, além de professores interessados na iniciativa.

A proposta, feita pela própria empresa, visa a cooperação com recursos financeiros na divulgação, fora do âmbito da Universidade, de pesquisas desenvolvidas por docentes da UFG. “O evento científico é uma oportunidade para o professor levar o conhecimento dos seus projetos de pesquisa, fazer contatos com pesquisadores e ter novas ideias de projetos, contribuindo para o avanço da ciência”, ressaltou o diretor da EVZ, Marcos Café, ao parabenizar a iniciativa. Por sua vez, o diretor da EA, Robson Maia Geraldini, considerou a relevância do projeto, “principalmente em um ano de contenção de gastos, em que haverá mais dificuldades para auxiliar os professores nas idas a congressos”, afirmou.
Segundo o diretor da Win Eventos, Nehemias Ramos, esse ainda é um projeto inicial que poderá ser melhorado e ampliado, além de servir como incentivo para que a iniciativa privada também possa colaborar com a universidade. “Quem sabe com o investimento de outras empresas, nós possamos não só aumentar o valor da bolsa, mas também oferecer essa oportunidade para outras unidades acadêmicas da UFG”, sugeriu Nehemias Ramos, também vice-presidende de comunicação da ABEOC Brasil.
Seleção
Uma comissão foi montada para efetivar a parceria e elaborar o edital de seleção dos docentes que deverão ser contemplados com o Mais Ciência. Os professores efetivos das Escolas de Agronomia e de Veterinária e Zootecnia interessados em concorrer a uma das bolsas deverão se inscrever até o dia 12 de junho, na página www.projetomaisciencia.com.br. A seleção será realizada segundo critérios estabelecidos pelo edital. O resultado final será divulgado no dia 30 de junho, no site do projeto.
Confira o edital aqui.