Pequenos negócios movimentam 95% do turismo no Brasil

[Por  DCI, 25/05/2015]
Segundo dados do Ministério do Turismo, as pequenas empresas respondem hoje por 95% da movimentação financeira do setor turístico no Brasil. Dos 41,3 mil prestadores de serviços registrados no Cadastro Nacional dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), 39,2 mil estão ligados pelos pequenos negócios.
Entre os estabelecimentos estão comércios, agências de viagens e albergues, além de diversos de trabalhadores da cadeia econômica do turismo. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) reforça a importância dos pequenos empreendimentos, que correspondem a 76,8% do segmento.
André Spínola, gerente de Atendimento Setorial Serviços do Sebrae Nacional, afirma que o turismo é uma atividade onde as micro e pequenas empresas se destacam. “Elas representam cerca de 90% dos estabelecimentos que atuam nos diversos elos dessa cadeia”, diz. Segundo Spínola, o turismo é uma atividade transversal e coletiva e, devido a isso, um dos desafios para o setor é criar um ambiente que promova o desenvolvimento local sustentável, por meio da profissionalização, fortalecimento e estruturação da gestão turística.