Fórum Rio 2017 prepara setor turístico para intensificar desempenho no período pós-olímpico

[Por Hôtelier News, 04/05/2015]
O Rio CVB (Rio Convention & Visitors Bureau) apresentou ontem (29), no auditório do Maracanã, o Fórum Rio 2017 – Um futuro de oportunidades. Com o objetivo de preparar o setor para ter um melhor aproveitamento no período pós-olímpico, o evento reuniu especialistas das Olimpíadas de Londres e Barcelona para debater e discutir temas relacionados à indústria do turismo.
Alfredo Lopes, presidente do Rio CVB e ABIH-RJ, abriu o evento destacando que uma Olimpíada pode acelerar em até 20 anos o desenvolvimento de uma cidade. No caso carioca, o setor hoteleiro investiu fortemente e chegou a um crescimento de 48% no número de leitos.
Apresentado por Michael Nagy, diretor Comercial do Rio CVB, Jordi Carnes, CEO do Barcelona Turismo e Presidente da CTECNO (Fundação Catalã),  realizou um mapeamento das Olimpíadas realizadas em Barcelona: “A transformação de Barcelona, especialmente na região portuária, foi a responsável por colocar o destino no mapa do turismo mundial. Tivemos grandes progressos na diminuição da taxa de desemprego e conseguimos nos tornar um dos motores da recuperação da Espanha”.
Já Chris Lynn, vice-presidente da América do Norte e Mercado Emergentes da London & Partners, reforçou a importância de estimular o patriotismo nos moradores durante os Jogos Olímpicos: “Tivemos 50 mil moradores treinados e que serviram como voluntários. Hoje, ainda contamos com 10 mil deles que se dispõem a trabalhar em outros projetos, propagando a marca Londres onde é que eles estejam”, conta.
Ainda segundo o executivo, as Olimpíadas de Londres incrementaram em 8% o turismo de negócios e trouxeram para a cidade um legado com os equipamentos esportivos que tem atraído diversos eventos para a cidade. “Gastamos 10 bilhões de libras com os Jogos. Hoje, nosso retorno, gira em trono de 18 bilhões”.
Representando a BHA (Associação Britânica de Hotelaria), Jackie Grech, conselheira geral da entidade, reforçou a importância da união da indústria de turismo para conquistar novos espaços e oportunidades com as Olimpíadas.
“É importante que o setor se reúna. A competitividade faz parte, mas a união levará a indústria do turismo para um caminho muito melhor. Através da união de diferentes setores do turismo, e até de diferentes países, é possível articular com o Governo melhorias e vantagens para o setor, como, por exemplo, a facilidade da obtenção de vistos e regulamentações”.
O evento Rio 2017 – Um futuro de oportunidades foi promovido pelo Rio CVB, com apoio do Governo do Estado, Prefeitura, ABIH-RJ, Secretaria Especial de Turismo, Riotur e Secretaria Estadual de Turismo.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *