Feira Hospitalar 2015 encerra com 96 mil visitas profissionais e impacto positivo sobre os negócios do setor de saúde

A 22ª edição da HOSPITALAR Feira e Fórum, maior evento de saúde das Américas, encerrou no dia 22 de maio, em São Paulo, registrando um total de 96 mil visitas profissionais, com 5% de crescimento sobre 2014. O número de visitantes únicos, no entanto, foi bem maior: 15% acima da edição anterior.
Dirigentes de hospitais, profissionais da saúde, industriais, distribuidores, compradores internacionais e players da cadeia da saúde de 59 países estiveram na feira para conhecer as tendências em produtos, equipamentos e serviços apresentadas por 1.250 empresas expositoras, de 33 países.
O encontro dos grandes lançamentos da indústria com o mercado formado por hospitais, clínicas e laboratórios – que vinha refreando compras nos últimos meses, à espera do que a feira poderia trazer de novidades – foi avaliado pelos expositores como ‘muito positivo’, gerando negócios que deverão impulsionar o setor até o final do ano.
Mercado globalizado
Waleska Santos, médica e empresária, presidente da HOSPITALAR, diz que “o setor da saúde trabalha um tanto descolado das crises cíclicas que ocorrem no mundo. Por ser global e altamente ligada a políticas de governo, essa é uma área que reflete os grandes avanços da ciência e da tecnologia, com impactos na qualidade de vida – como o aumento da longevidade da população – e na própria economia, onde o crescente número de usuários dos mais variados serviços, do hospital ao consultório, é uma das evidências mais fortes”, diz ela.
O Brasil tem hoje o 8° maior mercado de saúde do mundo, movimenta cerca de 10% do PIB brasileiro e gera 12 milhões de empregos diretos e indiretos em toda a cadeia produtiva.
A presidente da HOSPITALAR destaca ainda o crescimento e a qualificação da medicina privada, que tem impulsionado os hospitais a investir em instalações e equipamentos de última geração, colocando o Brasil em posição de liderança em toda a América Latina. “A característica da saúde, de economia globalizada, leva nossa feira a ampliar horizontes e posicionar-se também como um player mundial. Nesses 22 anos de atuação no setor de saúde acompanhamos a internacionalização das empresas brasileiras e as parcerias estabelecidas, o que levou nosso País a inverter o sentido dos negócios, tornando-se também exportador de produtos e equipamentos de saúde, com previsão de fechar 2015 com mais de um US$ 1 bilhão em vendas ao exterior”.
Ministro e tecnologias avançadas na saúde
A presença de lideranças políticas, empresários nacionais e internacionais também se verificou na HOSPITALAR 2015. Um dos pontos altos foi a presença do Ministro Aldo Rebelo, da Ciência e Tecnologia, que além de conversar com lideranças da indústria médico-hospitalar e dos hospitais públicos e privados, fez a palestra de encerramento do Congresso Internacional de Serviços de Saúde, que tratou do uso de novas tecnologias, como robótica e automação, no âmbito dos hospitais brasileiros e internacionais.
A área de informação da feira, concentrada no Fórum Hospitalar e seus quase 60 congressos, seminários e eventos conjuntos, funcionou mais uma vez como multiplicadora de conhecimento e de novas propostas para a cadeia da saúde, atraindo um público qualificado de 10 mil congressistas.
Hospitais compram equipamentos e vendem serviços
Outro destaque desta edição foi o setor ‘Hospitais Lounge’, que teve como expositores dez hospitais brasileiros líderes em excelência médica e inovação de serviços. Instituições como Sírio-Libanês, Einstein, Rede D’Or São Luiz, Beneficência Portuguesa de São Paulo, HCFMUSP, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Sistema de Saúde Mãe de Deus, Bandeirantes, Hospital Moinhos de Vento e Grupo Santa Joana mostraram que são não apenas os melhores exemplos de um setor que investe pesado em equipamentos, produtos, tecnologias e pessoal qualificado, mas também que estão encabeçando as mudanças e avanços do mercado brasileiro de saúde. Estes hospitais participaram da feira dispostos a detalhar suas realizações, investimentos e os programas que já estão sendo compartilhados com outras instituições privadas e com o poder público, buscando assegurar mais qualidade, eficiência e humanização no atendimento de saúde.
A próxima edição da HOSPITALAR está agendada para 17 a 20 de maio de 2016, no Expo Center Norte, São Paulo.