Feira de beleza deve movimentar R$ 12 mi em negócios
[Por Jornal do Brasil, 21/05/2015]
A 9ª edição da ‘Estética in Rio 2015’ traz muitas novidades e extensa grade, com congressos científicos em todas as áreas da beleza. Nos dias 23, 24 e 25 de maio, no Centro de Convenções SulAmérica, no Centro do Rio, o evento vai reunir as melhores empresas, com lançamentos e produtos inovadores, entre eles roupas com benefício estético, blindagem facial e peelings ativados com luz de Led.
Práticas inovadoras nacionais e internacionais, com os melhores profissionais do mercado, serão apresentadas nos Congressos de Estética, Micropigmentação, Maquiagem, Podologia e no Fórum de Gestão, além de painéis científicos e workshops gratuitos. Entre os temas abordados no 3º Congresso Brasileiro de Maquiagem estão: necromaquiagem e maquiagem em 4k, a última tecnologia para as telinhas. Também serão apresentados o peeling 3D e os mitos e verdades do franchising.
O setor da beleza, em constante crescimento, segundo a ABIHPEC, segue seu progresso a uma taxa entre três a quatro vezes acima ao PIB, que também configura na representatividade do setor sobre a economia, avançando e passando de 1,8% do PIB para 2% até 2016. Além disso, a indústria gera atualmente mais de 5,6 milhões de oportunidades de trabalho.
Com a crescente inserção do público feminino no mercado de trabalho se reflete também nas escolhas e hábitos de consumo. Pesquisas de abril deste ano da Mintel apontam que 45% das mulheres preferem maquiagens que possuam longa duração. A segunda principal preferência é por cosméticos fáceis de serem aplicados, com 38%. Entre as mulheres de 18 a 55 anos, 32% sempre carregam algum tipo de maquiagem na bolsa. Além disso, 27% mudam a cor do esmalte uma vez por semana. Ao avaliar o segmento de cremes e loções faciais, as mulheres sinalizaram uma preferência por produtos que contenham ingredientes naturais (82%). Além disso, 74% gostariam de poder experimentar os produtos antes de comprá-los.
O consumo de cosméticos pelas jovens de 16 a 24 anos é impulsionado pelos tutoriais em mídias especializadas. Ao todo, 22% destas mulheres gostam de experimentar maquiagens diferentes com o apoio desta ferramenta. Já para o público mais sênior, com 55 anos ou mais, o benefício antienvelhecimento é fundamental, uma vez que 43% das mulheres usam produtos anti-idade.
Já quando o ponto de venda é o varejo farma, a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) indica que 58% das farmácias esperam alta de até 10% nas vendas de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosmético, 33% esperam alta de 11% a 20% e o restante (9%) projeta alta acima de 21%
Negócios no evento
Para Fátima Facuri, diretora da Open Brasil, empresa organizadora da Estética in Rio, “o mercado da beleza continua em crescimento, as últimas pesquisas preveem que os números do setor, até 2016, vão representar 2% do Produto Interno Bruto, além de anualmente gerar mais de 5 milhões de postos de trabalho. A Estética in Rio, tem como diferencial a qualificação, são congressos científicos internacionais com o que existe de mais moderno e atual no mercado da beleza. Tenho 8 mil inscritos nos workshops e 3 mil nos congressos, a previsão de visitação para a feira é de 20 mil pessoas. Nossa previsão de volume de negócios para este ano é de R$ 12 milhões”.
Agenda:
Estética in Rio 2015
23 a 25 de maio – 11h às 20h
Centro de Convenções SulAmérica – Cidade Nova – Rio de Janeiro – RJ
www.esteticainrio.com.br