Expectativa de R$ 220 mi em negócios de turismo no Nordeste

[Por O POVO Online, 28/05/2015]
Fortaleza recebe de hoje a domingo a 24ª BNTM (Brazil National Tourism Mart). O evento acontece no Centro de Eventos do Ceará (CEC) e conta com cerca de 300 investidores internacionais e 120 do Brasil para realizar negócios estimados em R$ 200 milhões, conforme estima o Ministério do Turismo (MTur).
Segundo a secretária-executiva de Turismo do Ceará, Luciana Lobo, o CEC é naturalmente um produto que o Estado vai fortalecer no evento. Ela ressalta que o fortalecimento do turismo de negócios e eventos é um dos focos na BNTM. “O turista de negócio deixa muito mais dinheiro do que o turista de lazer, que é mais sazonal. Mas ambos são importantíssimos”.
Jeanine Pires, presidente da CTI Nordeste (fundação que organiza a BNTM), defende que o Nordeste mantém características que o potencializam como destino se os estados atuarem em conjunto.
“Dois avanços importantes: melhoria das infraestruturas públicas e privadas, além de oferta diversificada de produtos de turismo”, ressaltou ela, que também é secretária do turismo de Alagoas.
Ajuste fiscal
O turismo é afetado pelo ajuste fiscal que o Governo Federal está realizando? O presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau, Régis Medeiros, afirma que sim. “Quando faz arrocho fiscal na população como um todo, aumentado carga e reduzindo outras coisas, dificulta o setor econômico como um todo. O turismo está dentro disso.”, argumenta.
Sobre aplicativos e sites que atuam com a Economia do Compartilhamento (sharing economy), Medeiros opina haver mercado para todas as formas de consumo. “Quem uso as hospedagens compartilhadas é um público desse tipo de hospedagem. Quando mais movimento, melhor para o setor”.
Jeanine Pires defende que as avaliações dentro e fora da internet é que vão dizer que forma traz a melhor experiência. “
SERVIÇO
24ª Brazil National Tourism Mart
Local: Centro de Eventos do Ceará
Hoje e amanhã palestras. Sábado e domingo, visitas às praias.
Informações através do site: www.bntm.com.br