Eventos aquecem economia e contribuem para desenvolvimento técnico cientifico de MS

[Por Agora MS, 08/05/2015]
Mato Grosso do Sul tem se tornado referência para sediar a realização de eventos nacionais e internacionais. A cidade turística de Bonito, por exemplo, teve elevado crescimento com investimentos de infraestrutura para abrigar um número cada vez maior de eventos de negócios. Além de promover o crescimento da região, a realização de eventos ajuda a impactar a economia de forma positiva. Um evento de até 5 dias movimenta aproximadamente R$ 2 milhões na cidade, principalmente em períodos de baixa temporada. A informação é da secretária de Turismo de Bonito, Juliane Salvadori.
Além de movimentar a economia local e do Estado, os eventos agregam na disseminação de conhecimento, em diversas áreas. Para incentivar ainda mais o desenvolvimento técnico cientifico na região, o Bonito Convention & Visitors Bureau (CVB) e a Prefeitura Municipal de Bonito lançam em Campo Grande o “Programa Embaixadores de Eventos em Bonito”, neste sábado (9), à partir das 11h, no Novotel, onde será apresentada a política de apoio à captação, propostas de parcerias e estruturas de eventos.
Para que um evento de grande porte seja feito, é preciso que o município tenha redes hoteleiras, centro de convenções, facilidade de acesso e atrações turísticas para chamar mais atenção dos congressistas. “No ano passado, por exemplo, nós recebemos a Conferência Mundial de Ecoturismo aqui em Bonito. Então, já temos uma expertise em receber eventos até mesmo internacionais. A cidade conta com estrutura para isso, como aeroporto, empresas de transporte, mais de 45 agências de viagens, entre outros itens. Temos muito a oferecer para esse segmento”, complementa Juliane.
No Brasil, as atividades ligadas ao turismo acrescentaram 69 mil empregos ao mercado de trabalho em 2014, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O número agrega posições ligadas à alimentação, transporte, agências de viagens, aluguel de transporte, cultura e lazer.
Com a realização do projeto, os idealizadores esperam causar, ainda, a troca de experiências, transferência de tecnologias e conhecimento com outros polos do Brasil e exterior. “Acredito que essa seja uma das formas mais eficazes de incentivar esta integração, trazendo grandes eventos técnico-científicos nacionais e internacionais para nosso Estado” enfatiza Rodrigo Coinete, presidente do Bonito CVB.
Os Embaixadores de Eventos em Bonito também receberão alguns serviços, como apoio de marketing, material promocional, vídeos, visitas de inspeção, entre outros. “Uma das propostas é trazer ao Estado eventos itinerantes, que ocorrem em lugares diferentes de tempos em tempos, dando suporte desde a análise de viabilidade até o apoio dado durante a realização do evento”, explica Coinete.
Potenciais embaixadores – Todos os profissionais, de associações ou entidades, que tiverem o interesse em trazer algum evento para Mato Grosso do Sul, são potenciais embaixadores e podem se juntar a esta crescente comunidade, sem custo. Basta entrar em contato com o Bonito CVB por meio do site www.bcvb.com.br, ou pelo telefone (67) 3255-2207.
Sobre o Bonito CVB – O Bonito Convention & Visitors Bureau é uma estrutura de promoção e marketing do município de Bonito e região, autônoma e de iniciativa privada, com o objetivo de gerar negócios por meio da captação de eventos. Oferece serviços de apoio da candidatura de eventos, organização, marketing e relações públicas.