Encatho & Exprotel: "Adaptar-se ao novo consumidor é nosso desafio", diz Koch

[Por Hôtelier News, 27/05/2015]
Com coquetel para os fornecedores e o Simpósio de Governança e Manutenção Hoteleira precedendo a cerimônia, a 29ª edição do Encatho & Exprotel foi oficialmente aberta na noite de hoje (27). Samuel Koch, diretor presidente da ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina), reforçou a nova denominação do evento e o caráter inovativo de cada edição. “Reunimos profissionais que estão buscando aperfeiçoar seus hotéis”, afirmou.
Sobre o tema central desta edição – Tecnologia na Hotelaria -, o dirigente explicou que a adaptação a este novo consumidor é o novo desafio da hotelaria, e a tecnologia vem sendo o meio para isso. “Primeiro, ela foi usada na administração. Depois, para conhecermos mais nosso hóspede. Agora, é fundamental para comercializar as UHs”, definiu o executivo, que ainda listou alguns dos problemas enfrentados pela hotelaria catarinense, destacando a estrutura de transportes: “estamos com acessos prejudicados, seja por terra, por céu ou por mar”.
Infraestrutura também foi uma questão levantada por Fernando Amorim, vice-presidente da Fecomércio-SC. “O turista planeja sua viagem o ano inteiro, guarda seu dinheiro para aproveitar as atrações e as belezas de Santa Catarina. Mas, se não é recebido com estrutura com mínima qualidade, ele não volta mais”, definiu o gestor.
Enrico Fermi, em seu último ano de mandato como presidente da ABIH Nacional, usou sua fala para fazer um rápido balanço de sua passagem pela entidade. Com orçamento reduzido, a gestão ampliou o número de associados e “valorizou os hoteleiros dando a eles poder, por meio da reforma estatutária, e atenção, por nossa presença em todo o País”, explicou. “Valorizamos eixos como a excelência das parcerias e uma política voltada para resultados”, completou.
O evento reúne hoteleiros de todo o Estado para ciclos de palestras e a feira de fornecedores, que conta com mais de 30 expositores no Centro Sul, em Florianópolis. O Encatho & Exprotel segue acontecendo ao longo desta semana.