27º Festival Internacional de Balonismo

[Por Revista Eventos,  30/04/2015]
O 27º Festival Internacional de Balonismo, em Torres, vai ocorrer de hoje a 03 de maio de 2015. A data foi escolhida após reunião de avaliação do 26º Festival, coordenada pela prefeita Nílvia Pinto Pereira e pelo responsável técnico do evento, Bruno Schwartz, da Air Show. A 26ª edição do Balonismo foi um sucesso em todas as áreas, disse a prefeita, destacando a importância do evento para o crescimento do município como um todo.
A cada ano o Festival cresce, salienta a prefeita. A meta, conforme o gerente de eventos da Prefeitura, Claiton Bittencourt, é de desonerar o executivo, fazendo com que o investimento por parte do administração pública seja cada vez menor. Esta gestão construiu base fixa para a praça de alimentação e montou iluminação para o Parque do Balonismo,significando uma economia de R$ 80 mil para o município. Cerca de 150 mil visitantes são aguardados no Festival. Serão 46 balões colorindo o céu de Torres, sendo que destes, cinco são de forma: Palhaço, Ovelha Negra, Cachorro, Porquinho Fazendeiro e Cavalo Marinho.
Além dos balões, diversas atividades musicais, culturais e esportivas também farão parte da programação do maior Festival de Balonismo da América Latina. Os visitantes poderão assistir a acrobacias aéreas e shows de paraquedismo com a Equipe Arcanjos e exposição e voos de aeromodelismo organizado pelo Grupo de Aeromodelismo de Torres. Big Foot Protork com Amassa Car e ainda uma Exposição da Limousine Protork, com direito à visitação. A Carreata Night Glow acontecerá em duas noites, na sexta-feira, 1º de maio, e no sábado, dia 2.
Além disto, o público terá a oportunidade de acompanhar recitais de violino, intervenções poéticas, apresentações de capoeira, teatro infantil, danças, cultura indígena e o documentário “Do Sonho de Ícaro ao Festival Internacional de Balonismo”. Outra atividade em destaque é a 10ª edição do Conversando com a História, com o tema “27 Anos de Emoção no Céu de Torres”.
É possível também participar da Chimarreada Cultural, lançamento de livro, aula demonstrativa de Zumba, Campeonato de League of Legends e PlayStation, oficina de grafite e violão. Bandas locais de diversos estilos farão apresentações na Praça de Alimentação. Na parte esportiva acontecerá, às margens do Rio Mampituba, a 2° Copa Interclubes Monster 3x e no Parque do Balonismo o Circuito Gaúcho de Slackline, Free Style de bicicleta e Torneio Internacional de Xadrez. Toda a programação do Festival encontra-se no site da Prefeitura Municipal, www.torres.rs.gov.br.
Porto Alegre
Os três primeiros dias do mês de maio serão ótimas oportunidades para sair da rotina urbana de Porto Alegre e curtir um programa diferente apreciando a bela paisagem do Lago Guaíba e um dos esportes mais tradicionais de Porto Alegre. Com entrada livre para o público, a sede náutica do Grêmio Náutico União (GNU) irá receber, na Ilha do Pavão, a 20ª edição do Sul-Americano Master de Remo. As regatas irão reunir os melhores remadores máster do continente.
Em 2006, ano em que recebeu a disputa pela última vez – e ano de seu centenário – o Grêmio Náutico União realizou uma competição que ficou marcada para a história. “Seguidamente, quando viajamos para outros países, ouvimos de outros atletas sobre quando sediaríamos o Sul-Americano novamente. A imagem deixada pela organização foi muito positiva”, garante o diretor do Remo do clube e atleta máster, Guido Gijsen.
Para a edição 2015, os números impressionam. A expectativa é de que mais de 3 mil pessoas circulem pela ilha e acompanhem as regatas. E não para por aí: serão mais de 600 atletas, 12 juízes e árbitros, mais de 60 clubes inscritos e seis países participantes.
As disputas serão intensas e emocionantes. O evento esportivo será aberto hoje, 30, com um congresso técnico, e a competição efetivamente se inicia nesta sexta, 1º de maio, no turno da tarde. “Serão três dias de competição. Teremos aproximadamente 170 provas. Será corrido, mas será maravilhoso. A Ilha estará aberta para o público e convidamos todos, gaúchos e visitantes de fora, a vir desfrutar da beleza da nossa sede náutica, além de acompanhar um torneio continental, de grande valor para o Remo, que é uma das modalidades olímpicas”, destacou o vice-presidente de Esportes do GNU, Paulo Prado.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *