Unidades de conservação ambiental receberam 7,3 milhões de turistas em 2014

[ Por Hôtelier News, 07/04/2015]
Um balanço realizado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) demonstra que durante 2014 a procura por unidades de conservação federais – o que inclui parques, reservatórios biológicos e áreas de proteção – apresentou um crescimento de 13,9 %, face a 2013. O número chegou à marca de 7,3 milhões de turistas.
Apenas os parques nacionais receberam quase 6,6 milhões de turistas, 10,8% a mais do que no ano anterior. O ranking das unidades mais visitadas é liderado pelo Parque Nacional da Tijuca, com 3,1 milhões, seguido pelo Parque Nacional do Iguaçu (1,5 milhão) e pelo Parque Nacional de Jericoacoara (400 mil).
De acordo com Fábio de Jesus, coordenador-geral de Uso Público e Negócios do ICMBio, os números podem ser ainda maiores, pois em muitas unidades de conservação o controle de entrada de visitantes é parcial, de modo que muitos visitantes entram nas unidades sem serem contabilizados.
Tendo em vista esse número, o MTur aponta a qualificação profissional de comunidades do entorno das unidades de conservação como um fator cada vez mais importante. “Temos de preparar os moradores para receber os turistas. As visitações se superam a cada ano e o potencial de atrair novos visitantes é cada vez maior”, disse Vinicius Lages, ministro do Turismo.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *