Tecnoshow espera 100 mil visitantes

[Por Goiás Agora, 14/04/2015]
Entre as maiores feiras agropecuárias do Brasil, a Tecnoshow 2015 começou nesta segunda-feira, dia 13, em Rio Verde, com a expectativa de atrair 100 mil visitantes. A feira, que segue até o dia 17 no Centro Tecnológico Comigo (CTC), tem entre seus objetivos apresentar técnicas e soluções para aumentar a produção e a competitividade do agronegócio goiano no mercado internacional.
Máquinas e equipamentos agropecuários, plots agrícolas (pequenos plantios demonstrativos onde os visitantes podem ver de perto a qualidade dos produtos desenvolvidos), animais das mais variadas espécies, palestras técnicas e econômicas, educação ambiental e dinâmicas de máquinas são atrativos da Tecnoshow.
Considerado referência para a região Centro-Oeste, o evento não só apresenta experiências tecnológicas realizadas por diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas que auxiliam o produtor rural, mas reúne expositores de grandes segmentos do setor agropecuário, em uma área montada em 60 hectares com completa infraestrutura.
Na solenidade de abertura, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, José Eliton, ressaltou o empenho e dedicação dos produtores, em especial dos da região Sudoeste do Estado. “Mais uma vez Goiás exibe a força, a vitalidade e a determinação dos que atuam no campo para gerar, com qualidade, os produtos que movimentam nossa economia e alimentam milhares de famílias ao redor do mundo”, enfatizou o vice-governador e titular da SED.
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, não só enfatizou a importância da região Sudeste para o agronegócio brasileiro e para a produção de alimentos, como afirmou que, diante dos desafios de fazer a economia brasileira voltar a crescer, os sinais “mais positivos” vêm da agroindústria, o que o faz crer na importância deste setor para que a economia deixe, num futuro próximo, este cenário de retração. “Com os ajustes necessários, em breve veremos nosso País novamente nos eixos do desenvolvimento e fora da crise”, destacou Levy.
Os organizadores da feira comemoraram as presenças dos ministros Kátia Abreu (Agricultura), Vinicius Lage (Turismo) e Joaquim Levy (Fazenda).
O presidente da Tecnoshow Comigo, Antonio Chavaglia, reivindicou aos ministros que ali representavam o governo federal mais apoio aos produtores rurais e a viabilização de programas que, segundo ele, são fundamentais para o desenvolvimento e segurança no campo. “Não é possível que um País do tamanho do Brasil destine tão pouco recursos para a produção agroindustrial”, ponderou. “Não podemos deixar as pessoas abandonarem o campo. Temos de proteger a renda do produtor rural. Sem acesso ao crédito e preços mínimos decentes, o produtor não consegue sustentar sua família com dignidade”, acrescentou.
Em resposta às demandas apresentadas pelo presidente da Tecnoshow Comigo, a ministra Kátia Abreu afirmou que em breve o governo federal deverá ampliar programas de crédito e projetos que amparem os produtores rurais. “Tenho, no ministério, ‘carta branca’ da presidenta Dilma Rousseff para procurar soluções que vão de encontro aos anseios e aos desafios dos produtores”, ressaltou.
De acordo com o prefeito de Rio Verde, Juraci Martins, o público que ali estava representava um setor da economia brasileira que tem investido “fortemente em tecnologia e formação de mão de obra qualificada”. “Parte desse resultado nós podemos ver aqui na própria feira”, destacou.
Para o ministro do Turismo Vinicius Lages, eventos como a Tecnoshow ultrapassam as fronteiras do Ministério da Agricultura e requerem atenção especial, parcerias e sinergia entre pastas que comungam de objetivos comuns. Como exemplo, Lages mencionou o turismo de negócios, pouco difundido no Brasil, mas que movimenta fortemente a economia nacional. “Queremos ampliar ainda mais os negócios e chamar a atenção de turistas brasileiros e internacionais para oportunidades como esta”, disse.
Além do vice-governador, dos ministros de Estado e do prefeito Juraci Martins, também prestigiaram a abertura da 14ª Tecnoshow Comigo a senadora Lucia Vânia (PSDB) e prefeitos da região; o deputado estadual Lissauer Vieira (PSD); o deputado federal Heuler Cruvinel (PSD); presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas; presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Fapeg), José Mário Schreiner; e o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Hugo Goldfeld, entre outros.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *