Presidente da Embratur entrega prêmio ao aeroporto de Congonhas

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vicente Neto, participou nesta quarta-feira (8) da cerimônia de entrega do prêmio Aeroportos + Brasil 2015, organizado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). Neto entregou o prêmio na categoria “Aeroporto + Cordial” à superintendente da Infraero de Congonhas, Eliana Akemi Kogima.
“Para nós, da Embratur, os aeroportos são instrumentos de trabalho. Ter instalações eficazes e eficientes em um país continental é essencial para o desenvolvimento do Turismo”, destaca o presidente Vicente Neto.
A escolha dos vencedores em nove categorias foi apontada pelos próprios passageiros de voos domésticos e internacionais em 15 aeroportos de grande movimentação no Brasil. Foram ouvidas cerca de 65 mil pessoas ao longo de todo o ano de 2014.
De acordo com o ministro da SAC, Eliseu Padilha, “a premiação é um divisor de águas”. “Pela primeira vez, utilizamos uma ferramenta de controle de desempenho para ouvir a sociedade e saber exatamente o que ela aprova ou desaprova no ambiente aeroportuário. Essa transparência nos resultados é o que permite ao viajante cobrar as mudanças das empresas, e possibilita a elas terem conhecimento da opinião dos passageiros e melhorarem os serviços ofertados”, disse Padilha.
Entre 2011 e 2014 foram investidos R$ 13,4 bilhões em infraestrutura aeroportuária, conforme dados da SAC. “Durante esses três anos, o aumento na capacidade foi de 80 milhões de brasileiros que passaram a circular nos aeroportos. O número representa a melhora da capacidade de atendimento dos nossos aeroportos durante esse período, com a eficácia retratada nas pesquisas”, informou o ministro.
Além do ministro Eliseu Padilha, a assessora especial do Ministério do Turismo, Helena Costa, e representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) também estiveram presentes na solenidade.
Os vencedores foram:
CATEGORIAS DO PRÊMIO
Check-in + Eficiente – Congonhas (SP)
Aeroporto + Confortável – Congonhas (SP)
Aeroporto + Cordial – Congonhas (SP)
Raio-x + Eficiente – Congonhas (SP)
Aeroporto com + Facilidades – Curitiba (PR)
Restituição de bagagem + Eficiente – Santos Dumont (RJ)
Serviço Público + Eficiente – Confins (BH)
Aeroporto + Limpo – São Gonçalo do Amarante (RN)
AEROPORTO + BRASIL – Recife (PE)
viaEmbratur – Presidente da Embratur entrega prêmio ao aeroporto de Congonhas.