“Inclusão social nos tornou um grande mercado turístico”
[Por Panrotas,16/04/2015]
“O processo de inclusão social ocorrido no Brasil nos últimos 12 anos fez com que a população brasileira se tornasse um grande mercado consumidor de serviços turísticos”, afirmou a presidente Dilma Rousseff, durante a cerimônia de posse do novo ministro do Turismo, Henrique Alves. Sobre o crescimento do mercado brasileiro, a aviação é um bom exemplo do salto. “A expansão de passageiros que usam avião dá uma boa ideia de quanto avançamos nessa área”, disse, citando o número de 85,5 milhões de passageiros em 2010 para 117 milhões no ano passado.
Nesse cenário, a indústria do turismo já responde por quase 4% do PIB do País e mantém cerca de três milhões de empregos diretos. Mas, mesmo tendo desenvolvido a indústria do turismo nos últimos anos, o Brasil tem ainda muito espaço para crescer nessa atividade, lembrou a presidenta.
“Todos aqui vão concordar que nosso País tem que melhorar e oferecer ao nosso turista são bens imateriais: receptividade, beleza natural de nosso País. Mas, nós temos todas as condições de combinar – isso, que é um bem imaterial – aos bens materiais”, como a qualidade da infraestrutura desportiva, da infraestrutura de transporte, da infraestrutura de hospedagem. “Isso tudo combinado, faz inteira diferença”, enfatizou.
Para atender a essa imensa demanda, o governo fez concessões em obras públicas em aeroportos e, para qualificar o mercado consumidor espalhado pelo território continental do País, está ampliando a aviação regional, com a ampliação de destinos e a criação de novos produtos para os novos consumidores, tarefas que Dilma Rousseff disse ter certeza de o ministro Henrique Eduardo Alves desempenhará bem.