Expoagro pretende gerar R$ 65 milhões em negócios

[Por  Portal Meu Guru, 08/04/2015]
Chegou ao fim na quinta feira, 26 de março, mais uma edição da Expoagro Afubra, uma das maiores feiras de agricultura familiar do país. O evento proporcionou aos pequenos agricultores rurais a chance de trocar experiências e aprender mais sobre a diversificação na propriedade, na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo, na Região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul.
A feira reuniu um público de 80 mil pessoas nos três dias de feira e mais de R$ 65 milhões em negócios. Para este ano, a Expoagro propões um debate sobre cadastro ambiental, que é a regularização das propriedades rurais. O evento também chamou a atenção para a importância de práticas corretas de manejo do solo.
Ao todo 400 expositores nas áreas de tecnologia, agronegócio e agroindústria estiveram presentes. Nas lavouras ambientais, espalhadas pelo parque, o produtor teve a chance de conhecer novas técnicas de cultivo e também alternativas à cultura do tabaco. Painéis de discussão sobre a economia rural também fizeram parte da programação.
História
A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), estabelecida na região do Vale do Rio Pardo, surgiu da iniciativa dos agricultores que, procurando sanar uma necessidade comum, buscavam amenizar o prejuízo causado pelo granizo em suas lavouras de fumo. Então, a entidade expandiu suas atividades e constantemente busca melhorias para o produtor rural.
Há muitos anos, a entidade desenvolve, através do departamento Agroflorestal, trabalhos técnicos que promovem a complementação de receita nas propriedades dos fumicultores. Essas atividades compreendem a produção de milho, de frutas e de hortaliças, a criação de animais, a prática do reflorestamento, o desenvolvimento de experimentos diversos na área florestal e agrícola, através da promoção de reuniões técnicas e dias de campo, entre outras.
Esse trabalho é muito importante não só para a região, mas para todo Sul do Brasil. Com o intuito de propagar esses trabalhos e divulgar as tecnologias à disposição do produtor rural que a Afubra, com o apoio de diversas entidades e empresas, resolveu promover a EXPOAGRO AFUBRA