Evento discute custo e impacto social da moda no mundo

[Por Revista Eventos, 22/04/2015]
Passado o movimento causado por mais uma edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), a Matilha Cultural vai sediar, no próximo dia 24 de abril, o Fashion Revolution Day, evento global que pretende discutir os impactos ecológicos e sociais da moda em todas as suas fases, desde o processo de produção até o consumo.
Criado a partir do colapso da Rana Plaza, confecção de roupas em Bangladesh, que desabou no dia 24 de abril de 2013 deixando 1.133 mortos e 2.500 feridos, o Fashion Revolution Day é um movimento internacional que, neste ano, vai promover eventos e ações em 68 países sob o tema “Quem fez minhas roupas?”.
No Brasil serão realizadas ações em doze cidades de diversos estados. Em São Paulo, o evento conta com palestra e mesa redonda. Além disso, o movimento propõe que todos perguntem: “Quem fez minhas roupas?” com o gesto de vestir sua roupa do avesso.
“A ideia é mostrar ao mundo que uma mudança de cenário é possível, através da divulgação de pessoas e marcas envolvidas na criação de um futuro mais sustentável e no incentivo a práticas de negócios e cadeias de abastecimento mais transparentes”, explica Fernanda Simon, representante do Fashion Revolution Day no Brasil. “É preciso criar uma conexão mundial entre marcas, trabalhadores, ativistas e consumidores. Trabalhar em direção à mudança da indústria, a longo prazo”, afirma.
Confira a programação:
Palestra
19h15 às 20h
Apresentação do movimento e suas ações globais, bem como as integrantes da equipe do Brasil e suas ações:
• Fernanda Simon, coordenadora ativista e consultora de moda e sustentabilidade
• Cibele Barros, socióloga, idealizadora do projeto Tecido Social.
• Mariana Pellicciari, publicitaria, criadora do Roupa Livre.
• Eloisa Artuso, educadora e estilista.
Mesa Redonda
20h às 21h30
Discutindo os impactos socioambientais da indústria da moda e as possíveis alternativas e soluções
Convidados:
• Ana Coelho- Professora universitária FGV- confirmada
• Chiara Gadaleta- Consultora criadora do EcoEra – confirmada
• Leka Oliveira – Tingimentos naturais – a confirmar
• Flávia Aranha- Estilista sustentável- confirmada
Revolutionary Lounge
21h30 às 23h
Espaço de interação com musica ambiente e um pequeno buffet vendendo alguns salgados e bebidas.
Sobre o Fashion Revolution Day
O Fashion Revolution Day é um movimento internacional que surgiu com o colapso do Rana Plaza, a confecção de roupas em Bangladesh, que desabou no dia 24 de abril de 2013 deixando 1.133 mortos e 2.500 feridos, e que tem como objetivo a conscientização sobre os impactos ecológicos e sociais da indústria da moda. Com valores amplos e holísticos, fundado em Londres por Carry Somer, pioneira em moda Fair-Trade, a equipe é formada por líderes globais da indústria de moda sustentável, imprensa, ativistas e acadêmicos. No Brasil a equipe conta com onze profissionais da área e já realizou eventos em diferentes Estados do país.
SERVIÇO
Fashion Revolution Day Brasil @ Matilha Cultural
“Quem fez minhas roupas?
Data: 24 de abril de 2015
Horário: 19h15 às 20h – Palestra
20h às 21h30 – Mesa Redonda
21h30 às 23h – Revolutionary Lounge