ES se insere na rota nacional de grandes eventos e deve movimentar R$ 126 milhões

[Por Folha Vitória, 30/03/2015]
O turismo de eventos e negócios no Espírito Santo não para de expandir e a cada ano ganha mais espaço no roteiro nacional de importantes congressos, feiras, exposições e seminários. O ES Convention & Visitors Bureau estima que neste ano, os 37 eventos técnico-científicos já confirmados devem atrair 380 mil participantes, dentre eles, 78 mil turistas, e assim movimentar aproximadamente expressivos R$ 126 milhões, a partir de gastos de hotelaria, alimentação, transporte e lazer, entre outros.
O presidente do Convention capixaba, Alfonso Silva, destaca que o estado tem conseguido mostrar ao mercado nacional e internacional que está pronto para receber importantes eventos de diversos segmentos em função da sua localização e custo-benefício privilegiados. “Nos últimos dois anos, foi possível captar eventos de grande porte que não aconteciam há mais de dez anos”, ressalta o presidente.
Ele salienta ainda que o calendário de 2015 ainda está em evolução e a partir de abril deve ganhar novos eventos. Embora o ano seja de crise nacional, a Fundação ainda não registrou cancelamentos de eventos corporativos e técnicos científicos já agendados.
Associados do Convention organizam grandes eventos
Na agenda deste ano não faltam oportunidades de identificar negócios promissores. No início de fevereiro, aconteceu o 39º Vitória Stone Fair, realizado pelo Sindirochas-ES em parceria com o Centro Tecnológico de Mármore e Granito (Cetemag) e organizado pela Milanez & Milaneze. Apoiado pelo ES Convention, o evento registrou mais de 24 mil participantes durante os quatro dias de realização. Do público internacional, 25% eram dos Estados Unidos, seguidos pelos italianos, com 14%, e chineses, 6%.
E vêm mais eventos apoiados pelo Convention neste primeiro semestre. A partir da segunda quinzena de abril, 600 advogados, professores e estudantes de Direito devem participar do III Congresso Jurídico da Doctum, no Centro de Convenções de Vitória. Em maio, 40 mil pessoas, dentre elas cinco mil turistas, devem comparecer ao Exportur ES 2015 na Praça do Papa. O evento será realizado pela Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV) e organizado pela Win Eventos.
Em junho, Vitória vai sediar o primeiro Congresso Sudeste de Acupuntura Média, realizado pelo Colégio Médico de Acupuntura do Estado do Espírito Santo (CMA-ES) e a Associação Médica do Espírito Santo (AMES). O evento foi captado pelo Convention e deve atrair mais de 300 médicos e acadêmicos de Medicina no Golden Tulip Porto Vitória. Além dele, no mesmo mês duas mil pessoas devem prestigiar a 7ª Expovinhos, realizada pela Fecomércio-ES e organizada pela Rota Eventos.
Já para o início do segundo semestre, o Carapina Centro de Eventos vai sediar a 8ª MEC Show, Feira Nacional de Metalmecânica, Energia e Automação, com 17 mil participantes. O evento será realizado pelo Sindifer-ES e organizado pela Milanez & Milaneze. Em agosto, 2.500 pessoas devem participar do CBAEM 2015, Congresso da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM-ES).
Já em setembro, acontecerão simultaneamente, no Centro de Convenções de Vitória, o CONBRACE 2015 e CONICE 2015, realizados pelo Colégio Brasileiro de Ciência do Esporte (CBCE) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), contando com a participação de duas mil pessoas.
Já em novembro, a Praça do Papa será novamente o palco da Artesanto 2015, reconhecida feira nacional de artesanato do ES. A organizadora do evento, Iamonde, estima receber um público de 50 mil pessoas.