Seis atividades paralelas enriquecem programação da Cocal 2015
Desde a véspera da abertura até o último dia, o Congresso da COCAL 2015 teve atividades paralelas para atingir o interesse de públicos específicos. No dia 07/03, no Espaço Açores do Costão do Santinho Resort foi realizado o Encontro de Profissionais de Marketing de Destino e Eventos, com mesa composta por Ana Maria Viscasillas, DMAI; Ferdinando Lucena – João Pessoa Convention; Toni Sando – São Paulo Convention, Katia Bitencourt – EMBRATUR; Nehemias Ramos, Vice-presidente de Comunicação e Marketing da ABEOC Brasil; e Soraya Tonelli, Coordenadora Regional da Grande Florianópolis SEBRAE/SC (foto abaixo).
No dia 06/03, após o final das palestras aconteceu reunião do Comitê Brasileiro da ICCA, com participação de executivos de CVBs, membros da ICCA e representantes da Embratur.
Na manhã do dia 05/03, foi realizada a primeira oficina regional DMAI – Destination Next, voltada para profissionais de marketing de destinos, com apresentação de Ana Maria Viscasillas e Eduardo Chaillo. Contou com cerca de 40 participantes de Cvbs de Argentina, Chile, Colômbia, México, EUA, Paraguai, Honduras e das cidades brasileiras de São Paulo, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Blumenau, Chapecó, Santos, Belo Horizonte e Curitiba.
Também no dia 05/03, sob liderança de Sarah Skavron, da Imex, com participação de Carlos Rogério Zech Coelho, vice-presidente de relações internacionais da Abeoc Brasil, foi realizado o Forum de Futuros Lideres por IMEX-MPI-MCI, uma oficina para estudantes e jovens empresários da indústria de eventos.
Ainda no dia 05/03, para aproveitar a mobilização das representações, lideranças e empresários do setor de eventos presentes em Florianópolis, foi realizada a reunião da Comissão de Estudos 142 – ABNT/Sebrae que trabalha a normalização de temas relevantes do setor de eventos. Esta é uma iniciativa da ABNT e do Sebrae Nacional para a normalização de setores onde exista uma grande atuação de micro e pequenas empresas e conta com apoio da ABEOC Brasil no setor de eventos. Alexandre Garrido, consultor da empresa Sextante, foi eleito o coordenador da Comissão, que se reunirá mensalmente.
Assembleia da Cocal
Na tarde de quinta-feira (05/03) foi realizada a Assembleia Geral da COCAL, da qual participaram representantes de 17 países que integram Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina. Durante cerca de cinco horas, foram compartilhadas experiências positivas e traçadas estratégias de promoção do turismo de eventos na América Latina, que cresce a cada ano. “Somos representantes de uma indústria que gera riquezas e empregos”, reforçou a presidente da COCAL Alisson Batres.
A presidente da ABEOC Brasil, Ana Claudia Bitencourt, apresentou relatório da entidade e destacou a certificação de 99 empresas de eventos através do Selo de Qualidade, o lançamento de publicações e a realização do Congresso Eventos Brasil, em dezembro. A presidente do Congresso Anita Pires anunciou o sucesso do evento em inscrições e a qualidade da programação, definida com a participação do público por internet.
No final da Assembleia, foi definida as sedes dos dois próximos Congressos da COCAL: Punta de Leste, no Uruguai, em 2017 e Assunção, Paraguai, em 2018. No ano que vem, já estava confirmada a cidade de Guadalajara, no México, como sede da COCAL 2016.
(Atualizada em 10/03)