Prefeitura do Rio irá criar feriados nos Jogos Olímpicos

[Por Panrotas, 20/03/2015]
Tal qual a Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro terão um esquema especial montado pela Prefeitura do Rio para que o evento possa transcorrer da melhor forma. Entre as ideias apresentadas hoje pelo prefeito Eduardo Paes, estão a criação de feriados, mudanças no calendário escolar, alterações no trânsito e adaptações na lei eleitoral.
O anúncio foi feito durante a apresentação do Pacote Olímpico. Na oportunidade, Paes adiantou que a ideia é criar dois feriados, nos dias 5 (sexta-feira) e 18 (quinta-feira) de agosto de 2016. O primeiro será no dia da cerimônia de abertura no Maracanã, quando são esperadas aproximadamente 74 mil pessoas, entre espectadores, atletas, chefes de estado e autoridades. Já no segundo (dia 18), haverá a disputa de triatlo, prova de rua que implicará em grande esforço logístico com fechamento prolongado de vias de diversos bairros em um dia de semana.
Um dos resultados esperados das medidas a serem adotadas é a redução de até 30% dos deslocamentos casa-trabalho durante os Jogos Olímpicos e de 10% nos Jogos Paralímpicos. Para isso, a prefeitura vai estimular também as empresas a adotarem uma série de iniciativas, como instituição do home office (trabalho em casa), rodízio de funcionários, programação de serviços em horário noturno, incentivo a férias e férias coletivas, alteração de turnos de trabalho, uso de bicicletas e carona. Uma das ideias que poderá exigir maior colaboração das empresas é a ampliação do horário de restrição ao transporte de carga, que passaria a ser de 6h às 21h.
“As Olimpíadas não começam só em 2016. Teremos aqui uma série de eventos-teste já este ano e precisamos ter planejamento para que isso não se torne um transtorno para a população, bem como na época dos Jogos”, disse o prefeito.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *