Ministro do turismo participa de fórum com líderes do setor

[Por Portal Brasil, 12/03/2015]
O ministro do Turismo (MTur), Vinicius Lages, participou, na quarta-feira (11), em Brasília (DF), da reunião extraordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Ele ressaltou a importância do colegiado, que tem um novo presidente, Jaime Recena, para enfrentar os desafios atuais do turismo brasileiro e avançar na agenda econômica para o setor.
“Com todos os avanços, com todos os recordes alcançados no ano passado, o turismo ainda está distante do cerne da agenda econômica do País”, disse o ministro. Segundo ele, é preciso uma ação entre ministérios e secretários para reforçar o setor como motor do desenvolvimento econômico, no qual “todo real investido gera retorno.”
O ministro ressaltou a importância da diversidade de perfis na nova composição do fórum. Lembrou ainda que o colegiado reúne diversas forças políticas e conta hoje com quatro deputados federais e estaduais, eleitos no ano passado, que se licenciaram para assumir o comando do turismo em seus estados e municípios.
O novo dirigente do Fornatur é um dos mais jovens membros da entidade. Empresário do ramo de alimentação, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) do DF por quatro anos e com passagem pelo Brasília Convention & Visitors Bureau, Jaime Recena assume o Fornatur com a disposição de reforçar a representatividade da instituição.
Recena também terá a função de unir forças com o MTur para a valorização da atividade turística. O vice-presidente do Fornatur é o secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Sérgio.
Fornatur no Rock in Rio – USA
Também foi feito um convite na tarde de quarta (11), durante a reunião do Fornatur, para os secretários e dirigentes de todos os estados a estarem juntos ao Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), afim de promoverem o Brasil nos Estados Unidos, durante o Rock in Rio –USA.
Evento acontece no mês de maio em Las Vegas (USA). Conhecida como o coração do entretenimento, a cidade vai receber um dos mais importantes eventos culturais do Brasil, o Rock in Rio. A edição americana acontece no ano em que o festival completa 30 anos.
Durante dois fins de semana (8 e 9, 15 e 16), artistas do Brasil subirão a diversos palcos com artistas americanos e de outros países em um evento genuinamente brasileiro e a Embratur vai aproveitar a semana para promover os destinos turísticos do País. Segundo o Presidente da Embratur, Vicente Neto, a ideia é fazer uma “Rock Street” com diversos representantes dos atrativos brasileiros.
União do Turismo
Em sua participação no Fornatur, Vicente Neto também falou sobre a importância da união e do fortalecimento das instituições que representam o turismo no País. “O Fornatur, a Anseditur e o Conselho Nacional de Turismo são as principais instâncias para se debater o turismo e devem ser fortalecidas para que possamos colocar definitivamente o Turismo na agenda econômica do Brasil”, reforçou ele.
O ministro estimulou os membros do Fornatur a participarem mais das reuniões do Conselho de Turismo e disse que espera que o Fórum seja cada vez mais reconhecido para que possa existir uma boa representatividade dos interesses de todos os estados na Política Nacional de Turismo, que será revisada neste ano.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *