Câmara instala Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo

[Por CNC, 11/03/2015]
Com o apoio de mais de 250 parlamentares, entre deputados federais e senadores da república, foi lançada nesta quarta-feira, 11 de março, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (FrenTur), no Congresso Nacional. O lançamento da Frente contou com a presença dos ministros do Turismo, Vinícius Lages, e das Cidades, Gilberto Kassab, além de parlamentares e representantes do trade turístico e foi realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) foi representada pelo presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da entidade, Alexandre Sampaio e pelo secretário executivo do Cetur, Eraldo Alves da Cruz.

Segundo o deputado federal Herculano Passos (PSD/SP), que preside a FrenTur, a iniciativa pretende fortalecer o turismo e ajudar a aquecer as atividades do setor que tem importância econômica para o País. “Vamos trabalhar nas leis que possam melhorar e fortalecer o turismo. Toda legislação que favorece o setor, tanto na Câmara, quanto no Senado terão a atenção e o apoio da Frente”, explicou o deputado.
Para o presidente do Cetur, a criação da Frente Parlamentar permite a integração das comissões de turismo da Câmara dos Deputados e do Senado. “Passaremos um ano difícil. É importante que, neste momento conturbado da economia, possamos pensar estratégias de desenvolvimento, de atração de turistas estrangeiros e incentivo ao turismo interno para que o nosso setor não pare de se desenvolver”, disse Sampaio.
O ministro Vinicius Lages afirmou que espera, com a Frente, que o Turismo entre definitivamente na agenda econômica do País. Lages indicou ainda alguns temas que precisam ser tratados para alavancar o turismo brasileiro. “Precisamos melhorar alguns instrumentos de regulação e incentivo para que a economia de serviços como um todo, não apenas de turismo, possa crescer. Também temos que avançar na agenda de promoções, mas precisamos ter recursos para isso e por fim ampliar o mercado interno,” lembrou. “Cada vez mais o turismo é uma das principais molas propulsoras do desenvolvimento, e por isso a importância dessa Frente, que chega a todos os cantos do País e pode atuar de forma ampla”, defendeu o ministro Gilberto Kassab.
A Frente também vai acompanhar a tramitação de proposições de interesse do setor no Congresso Nacional, acompanhar programas federais e de interesse do segmento e incentivar a implementação de frentes parlamentares semelhantes nas assembleias legislativas, Câmara Distrital e câmaras municipais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *