Turismo corporativo deve crescer 10% este ano, segundo Abracorp
[Valor Econômico, 29/01/2015]
SÃO PAULO – O turismo de negócios vai crescer pelo menos 10% em 2015 em relação ao ano passado, segundo projeção do presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), Edmar Bull, divulgada nesta quinta-feira.
De acordo com o executivo, o quadro de incertezas com relação à política econômica e à forma com que a atividade privada vai reagir a esse vetor impede que a entidade seja mais otimista.
O turismo de negócios no Brasil cresceu 14,5% em 2014 para R$ 14,9 bilhões em vendas, informou nesta quinta-feira, em São Paulo, a Abracorp, que reúne os dados comerciais de passagens aéreas, diárias de hotel, locação de automóveis e realização de eventos.
Bull trabalha com um cenário em que as companhias aéreas — que representam quase 50% das viagens coporativas — continuem capturando maiores margens na venda de bilhetes. Em 2014, a venda de bilhetes cresceu 16%, e a tarifa média cresceu 5,1%.
O presidente da Abracorp disse que as companhias aéreas ajustaram as malhas para melhorar o atendimento ao setor corporativo. Assim, os executivos e funcionários de empresas estão conseguindo visitar os destinos a trabalho e retornar à cidade de origem no mesmo dia.
Assim, as empresas estão aceitando pagar mais pelo bilhete porque estão conseguindo economizar em diárias de hotéis e refeições, exemplificou o dirigente da Abracorp.
No segmento aéreo, o bilhete médio no setor corporativo ficou em R$ 571,00. TAM conseguiu os melhores preços, com R$ 613 de média, ante R$ 597 da Gol, R$ 575 da Azul e R$ 482 da Avianca.