Ministro defende inovação no turismo de negócios e eventos

[Ministério do Turismo, 12/02/2015]
O ministro do Turismo, Vinicius Lages, participou nesta terça-feira (10) da abertura do X Encontro do Setor de Feiras e Eventos, em São Paulo.
O evento reuniu promotores de feiras e eventos, dirigentes de companhias aéreas, representantes de locadoras de automóveis e redes de hotéis, empresários de centros de convenções, agências de eventos e marketing. O objetivo foi debater oportunidades de negócios para o setor.
Segundo o ministro, o setor de eventos é um dos que mais cresce no Brasil. “O país lidera o ranking das nações que mais realizam eventos na América Latina, se colocando na nona posição mundial”, disse o ministro.
“Os destinos devem se preparar para receber turistas com perfil ainda mais exigente, o que demanda inovação e profissionalização dos serviços”, avaliou. Para isso, segundo ele, é importante investir em infraestrutura de aeroportos e na melhoria dos serviços.
Durante sua participação, o ministro foi um dos homenageados pela organização do evento, que destacou as lideranças que colaboraram em seus setores de atuação para o desenvolvimento do Brasil.
MERCADO EM ALTA
Em 10 anos, os congressos e convenções de negócios realizados no Brasil registraram um aumento de 408%. De acordo com dados da ICCA, associação internacional que representa o setor, entre 2003 e 2013 o total de eventos internacionais sediados pelo Brasil passou de 62 para 315. No mesmo período, o número de cidades que receberam esse tipo de evento subiu 145%, saltando de 22 para 54.
Dados do Ministério do Turismo mostram que, entre os estrangeiros que visitam o Brasil, 25% o fazem em viagens de negócios e eventos. O gasto médio diário desses estrangeiros no país é de US$ 102, contra US$ 68,55 entre os que viajam a lazer.
Ouça aqui declaração do ministro Vinicius Lages sobre a importância do setor de eventos ao turismo no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *