Brasil terá rodada de negócios na BTL 2015

[Embratur, 23/02/2015]
Brasil terá rodada de negócios na BTL 2015 Mon Feb 23 00:00:00 BRT 2015
Iniciativa pioneira dará espaço exclusivo para comercialização entre trade brasileiro e compradores internacionais
Em 2015, uma parceria inovadora entre Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), a organização da BTL e a TAP Portugal, vai permitir que, pela primeira vez, seja relizada uma ação exclusiva destinada a comercialização de produtos e serviços turísticos brasileiros na rodada de negócios da BTL.
A feira internacional de turismo em Portugal acontece entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, em Lisboa, e deve reunir mais de 400 compradores de 33 países.
Conhecido como “programa de hosted buyers”, a rodada de negócios antes era destinada apenas ao mercado português. Nesta edição, os compradores internacionais, ao inscreverem-se no programa da BTL, encontrarão duas áreas distintas para cada mercado: uma com a possibilidade de agendar reuniões com os operadores portugueses e outra que permite marcar reuniões com os cerca de 40 integrantes do trade brasileiro.
Katia Bitencourt, chefe de gabinete da Embratur, acredita que a inovação pode render bons frutos para o Brasil. “Esse é um mercado com um potencial enorme devido às diversas ligações existentes entre Lisboa, que é um importante hub na Europa, e outras cidades brasileiras.
Temos todo o interesse em potencializar ações com esse mercado emissivo e a BTL está se tornando um importante ponto de negócios, trazendo compradores de diversos continentes. Estamos convencidos que esta novidade do programa de hostede buyers terá um impacto grande no número de negócios fechados pelo receptivo brasileiro”.
O coordenador de mercados europeus da Embratur, Bruno Reis, explica que a ação foi pensada para apoiar a comercialização do Brasil com novas plataformas de negócios. “Esta ação permite integrar o Brasil na rodada de negócios da BTL.
Incentivamos que o trade brasileiro se cadastrasse na plataforma para que os buyers da Europa possam agendar reuniões, além disso, os empresários brasileiros estarão em um espaço exclusivo para a rodada de negócios ao lado do estande do Brasil.
É uma grande oportunidade para fazer novos contatos e fechar negócios, fortalecendo a inserção de novos produtos do Brasil no mercado”, explica.
O público final também terá uma ação especial direcionada para eles. Nos dois últimos dias da BTL o estande do Brasil terá uma competição do Game Brasil Quest, criado para dispositivos móveis (smartphones e tablets) nos sistemas operacionais Android e iOS, em que o público-alvo tem o contato com a cultura do Brasil de maneira lúdica e divertida. Os países que mais baixaram o aplicativo foram os Estados Unidos e o Reino Unido.
O Game virtual tem atrativos turísticos e monumentos icônicos de 12 cidades brasileiras. Para promoção do game foi desenvolvido um ranking que permite premiar os participantes mais bem colocados com um kit da Embratur.
Programa de Hosted Buyers – Criado em 2010 pela organização da feira, a iniciativa já contou, ao longo dos quatro anos, com 600 empresas portuguesas e 945 buyers internacionais de 29 países, tendo gerado 6.726 reuniões de negócios.
A rodada de negócios consiste em reuniões de curta duração, por meio de agendamento prévio, entre o receptivo brasileiro e os compradores emissivos europeus convidados.
Mercado português – Portugal foi o quarto país europeu que mais enviou turistas para a Copa do Mundo. Em 2013, os portugueses ocuparam o sexto lugar entre os turistas europeus que mais vieram ao Brasil.
Os principais destinos brasileiros escolhidos pelos portugueses são relacionados ao segmento de sol e praia (60,3%), cultura (20,6%), seguidos de natureza, ecoturismo ou aventura (15,1%).
Os turistas de lazer costumam ficar uma média de 19 noites no País e gastam uma média de U$ 67,38 por dia segundo dados do Ministério do Turismo.