Como trabalhar no segmento de turismo de negócios?
[EBS – Notícias]
O turismo de negócios é um dos segmentos mais dinâmicos e importantes dentro do setor de turismo brasileiro. A maioria dos turistas estrangeiros que chegam ao Brasil vem por motivo de negócios, eventos e convenções.
A possibilidade de que o segmento de turismo de negócios cresça em 2015 é motivada pelos investimentos bilionários na exploração do pré-sal, nos investimentos em infraestrutura para os megaeventos, e na inauguração de muitos hotéis.
Os turistas de negócios e eventos gastam em média US$ 304 por dia no Brasil. Comparado com um torcedor que acompanha a seleção de futebol do seu país (pesquisa realizada em relação à Copa do Mundo no Brasil), o turista que viaja a negócios paga tarifas mais altas, fica mais tempo no hotel e movimenta mais serviços da cidade.
Por isso os profissionais e empresas de turismo devem estar preparados e qualificados para atendê-los com excelência, mantendo esses turistas satisfeitos, e fazendo com que eles tenham interesse de voltar ao país.
Como agregar valor ao turismo de negócios? Serviços que as empresas de turismo podem oferecer para o público de negócios:
Roteiros turísticos antes e depois dos eventos, agregando valor à viagem do turista;
Roteiros comerciais, que objetivam a visitação de possíveis novos parceiros e investidores;
Organização de visitas técnicas, de acordo com o tema e programação de cada evento;
Prestação de serviços especializados como locadoras de equipamentos audiovisuais, serviços de Buffet, serviço de tradução, etc.; Parcerias com outras empresas de turismo, negociando preço, melhores condições de pagamento e atendimento diferenciado com companhias áreas, hotéis, entre outros prestadores de serviços.
Para quem está pensando em iniciar neste segmento é imprescindível obter informações atualizadas sobre como esse segmento se caracteriza e como atuar nele. Qualificar e capacitar frequentemente os profissionais da empresa é um ponto muito importante para atender o público do segmento de negócios.
E não deixe de identificar na sua região a existência de estrutura e calendário de eventos, congressos e convenções. Depois procure os responsáveis por esses eventos para identificar a exata demanda de serviços e a possibilidade de firmar parcerias com eles.
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