Zezo Carvalho fará workshop sobre inovação e criatividade em eventos no Congresso da COCAL

Com um currículo invejável, experiências e táticas empresariais no ramo da comunicação e da inovação, Zezo Carvalho será o primeiro a palestrar no XXXII Congresso da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina – COCAL, de 5 a 7 de março de 2015, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis. O Workshop em Criatividade e Inovação em Eventos: “Inovar ou Morrer!” será no dia 6/03, das 8h30min às 11h.  As inscrições para o Congresso estão abertas e podem ser realizadas até 25/02 no site do evento www.cocal2015floripa.org.
Zezo Carvalho adiantou que fará uma apresentação customizada no Congresso da COCAL. Quem perder esta versão, perderá para sempre. Acompanhe a seguir nossa entrevista e conheça mais sobre Zezo Carvalho e o que esperar de sua performance na COCAL 2015.

Zezo é bacharel em Comunicação pela UFMA (Brasil) e desde 2010 é Chief Energizing Officer e fundador da trendz® corporate energizing. Tem uma vasta carta de clientes, entre eles: Microsoft, Dior, Honda, Santander, Zurich, Pfizer, Unilever, entre outros de grande destaque no mercado; além de ministrar um Workshop durante o Congresso, também participará dos cafés com networking.

O que o público pode esperar da sua apresentação na COCAL 2015? Você já a fez em outros eventos? Como foi?
Tive o privilégio de conhecer a Presidente da ABEOC, Anita Pires, na sua passagem pela Expoeventos 2014 em Lisboa. Aempatia foi imediata e, após ouvi-la falar do seu Projeto e da COCAL, aceitei o convite para a edição 2015. Aquilo que lhe prometi foi impacto e relevância em duas fases: a primeira, através de uma Sessão de Energizing. Mais do que uma “palestra” motivacional, unidirecional e pautada numa história em particular, a Sessão é uma conversa em proximidade, onde procuro partilhar a minha experiência em Criatividade e Inovação em Eventos com casos práticos. Pelo caminho, pretendo matar rótulos e pré-conceitos habituais, colaborando ao máximo para a integração e autoconhecimento do grupo. A segunda fase será em formato Workshop, cujo conteúdo vocês terão que esperar até março (garanto que será mais “work” que “shop”). Cada Sessão que realizo é 100% customizada para o evento. Assim, quem não aparecer, perde esta versão COCAL 2015 para sempre, ou terá que a procurar no youtube.
Qual será o foco de sua participação? O que os congressistas podem esperar? 
A viagem de quem vive no setor dos eventos é longa, os recursos são limitados e nem todos os caminhos são fáceis. Para termos uma boa jornada, o principal segredo da viagem é saber quem levamos conosco (team & network) e qual é a bagagem que trazem (a sua relevância). Irei reforçar competências-chave de diferenciação e explorar recursos&vias capazes de tornar a viagem mais rápida, criativa e segura. Algumas passagens: o acesso à pool da liderança, o brand destiny DNA e o conceito que dá origem ao story-telling, a tecnologia local&hybrid, os caminhos para tornar o momento em um movimento. E como toda a viagem, não basta ter o mapa na mão. É preciso viver a experiência, ser curioso, fazer-se à estrada. Assim, estes e outros temas colocados ao longo da Sessão serão reforçados no Workshop a seguir. Peço aos congressistas que tragam a sua “bagagem” e logo vemos como corre. Com tantas nacionalidades e skills, a viagem tem tudo para ser especial.
Como está sua expectativa para dar esse curso em Floripa?
Alta, pois os desafios colocados pela COCAL exigem soluções de curto-médio prazo inteligentes, integradas e diferenciadas. O planeta está repleto de destinos-chave para eventos de larga escala e a tecnologia criou esta incrível “janela virtual” que nos faz desejar um lugar novo e uma experiência memorável. O “hub” latino-americano certamente possui argumentos, mas a organização da oferta num pack atrativo é fundamental. O “destiny branding” requer a definição de uma estratégia, meios e ferramentas que facilitem a percepção e a escolha, colocando o destino X ou Y na lista de preferências (ou referências) do Mercado mundial. A Visão da COCAL é, e passo a citar, “tornar a América Latina num centro de feiras e exposições de congressos, combinando tecnologia de ponta com as suas características naturais”. Assim, é preciso criar o argumento deste “story-telling”, formando e certificando as “personagens” com competências-chave para vender esta história mundialmente. E, afinal, quem não gosta de uma história bem contada?

Você já veio outras vezes para Florianópolis? Se é a primeira vez, o que sabe de Floripa e SC?
É a minha primeira vez em Floripa. Sei que é uma das mais belas cidades do Brasil, com uma enorme influência de alemães, italianos e portugueses dos Açores. Sou carioca e o meu ramo familiar vem do nordeste do Brasil. Vivo em Lisboa desde 87, onde casei com uma linda portuguesa e tenho um filho que não nega as raízes lusitanas. Portanto, sou adepto (e resultado) da multiculturalidade. Sei que Florianópolis possui um dos melhores índices de qualidade de vida do Brasil, com uma economia forte, baseada em tecnologia, turismo e serviços. Penso que são ingredientes ideais para qualquer destino que ambicione receber eventos mundiais. O Costão do Santinho parece-me um lugar perfeito para inspirar este COCAL 2015, mobilizando as fantásticas tribos dos eventos (ricas nas suas diferenças) como uma só grande nação, influente e focada em resultados.

Serviço

  • O quê: XXXII Congresso da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina
  • Quando: De 5 a 7 de março de 2015
  • Onde: Costão do Santinho Resort, Golf & SPA

Faça sua inscrição e confira a programação completa no site: www.cocal2015floripa.org

(Atualizada em 07/01/2015)