Experiências positivas atraem turistas

[Da Coluna de Estela Benetti, DC, 08/12/2014]
Belezas naturais, cultura local, serviços de alta qualidade e atendimento personalizado. Esses são diferenciais que podem oferecer experiências positivas únicas e consagram destinos que entram nos sonhos de viajantes globais.
Pontos como esses e outros foram abordados ontem no primeiro Seminário Internacional de Turismo no Estado promovido pelo Lide Santa Catarina que reuniu lideranças de SC, Brasil e exterior para debater o tema no Il Campanario Resort, em Jurerê Internacional, Florianópolis.
O secretário de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, afirmou que o turismo é um dos setores que pode trazer muito mais divisas ao Brasil, especialmente no segmento ecológico porque o país tem as maiores atrações naturais do mundo.
Para ele, o país tem potencial para ser o terceiro maior destino mundial do setor, atrás apenas dos EUA e da China. Ele avalia que é possível crescer no turismo de eventos, usar mais os parques naturais e, na área cultural, é disse que é necessário um plano não só para recuperar o patrimônio histórico, como há hoje, mas para fazer manutenções periódicas.
Jeanine Pires, ex-presidente da Embratur e presidente da Advisory Board WTM Latin America, defendeu o turismo de eventos com forte enfoque nas atrações locais, aquelas que oferecem experiências positivas que fazem as pessoas exclamarem “Uau!”. São elas que difundem destinos e motivam o retorno dos visitantes.
O seminário do Lide, que teve cinco painéis, abordou também turismo de luxo, a influência do cinema no turismo, exposição dos potenciais turísticos de cidades de SC e projeções para o mercado náutico. Entre as autoridades presentes (a partir da esquerda), a secretária de Turismo de Florianópolis Maria Cláudia Evangelista; prefeito Cesar Souza Junior, senador Luiz Henrique da Silveira, presidente do Lide-SC Wilfredo Gomes, secretário de Estado de Turismo Felipe Mello e o presidente do Grupo Habitasul, Péricles Druck. A jornalista Adriana Krauss (E) foi a mestre de cerimônia.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *