CNT apresenta resultados da Agenda Estratégica do Turismo 2014

[Tribuna Hoje, 30/11/2014]
Na última sexta-feira 28, no Centro de Convenções do Hotel Jatiúca, as canções alagoanas na voz e violão do Eliezer Setton deram boas vindas aos membros do Conselho Nacional de Turismo.
O ministro do Turismo, Vinicius Lages, apresentou os resultados da Agenda Estratégica do Turismo 2014.
Foram debatidos os avanços nas políticas de qualificação, o financiamento e os investimentos; a promoção dos destinos; os estudos e pesquisas do setor; a infraestrutura e a melhoria do ambiente de negócios. A secretária de turismo de Maceió e presidente da Anseditur, Cláudia Pessôa, representou o prefeito no evento.
”Este ano o turismo deu um salto de qualidade com a equipe do Ministro do Turismo, Vinicuis Lages, que não apenas visita, mas que executa, participa de corpo e alma dos destinos brasileiros”, disse a secretária.Ainda na opinião da secretária Cláudia Pessôa, o apoio do Ministro Vinicius Lages foi essencial para o reconhecimento da Anseditur como entidade interlocutora junto ao MInistério .
“Mudamos o estatuto e agora todos os municípios turísticos podem participar da entidade para fortalecer o turismo brasileiro”, enfatizou a secretária. O ministro do Turismo, destacou que, o CNT é vital para implementar uma política pública de turismo de longo prazo, que reúna os órgãos governamentais e a iniciativa privada e produza resultados que atendam às demandas do país e da sociedade.
“A agenda servirá de base para o novo ciclo do turismo brasileiro, que já começou”, disse.O assessor especial do MTur, Ítalo Mendes, detalhou para os membros do conselho o atual estágio dos projetos da agenda estratégica.
Entre as entregas estão o projeto de categorização dos destinos turísticos, as novas diretrizes do programa de qualificação, a reestruturação do Fundo Geral do Turismo, a adequação da Lei Geral do Turismo nº 11.771/2008, o desenvolvimento do sistema de inteligência de infraestrutura turística e o de informações e estatísticas. A proposta de realização da 1ª Conferência Nacional de Turismo será encaminhada ainda este ano para avaliação do Ministério do Planejamento.
A agenda definiu também a atuação do MTur no planejamento para a Olimpíada de 2016. Foi criado um grupo de trabalho de turismo, envolvendo as secretarias de estado e do município do Rio de Janeiro, que fará sua primeira reunião nos dias 9 e 10 de dezembro, na capital fluminense.
A iniciativa reforça a ideia do ministro Lages de tornar 2016 o ano do turismo, ampliando a visibilidade do evento para todo o país. Ainda na relação de entregas do MTur, na reunião do CNT, está o Plano Nacional de Marketing.
A diretora do Departamento de Marketing, Luciana Fernandes, apresentou as novas peças da Campanha Partiu Brasil, criada para incentivar o brasileiro a viajar pelo país.
A parte final da reunião foi dedicada aos pronunciamentos dos representantes das entidades membros do CNT que trataram de problemas gerais e específicos de seus segmentos como o de alimentação fora do lar, hotéis, parques temáticos, guias de turismo, trabalhadores em hospitalidade, entre outros.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *