Bahia é o único estado a reduzir a miséria

[Gente & Mercado, 4/12/2014]
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios apontam que a Bahia foi o único estado do Brasil a reduzir os índices de miséria no ano passado, na comparação com 2012. De acordo com o relatório do IBGE, 60 mil pessoas saíram da situação de extrema pobreza em território baiano em 2013. Mesmo assim, o Estado ainda possui o maior número de miseráveis do país. Contribuíram para o bom desempenho da Bahia a existência de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, o acesso à água e ações na área de alfabetização de adultos.
De acordo com o Governo da Bahia, nos últimos oito anos, seis milhões de pessoas foram beneficiadas pelo Programa Água para Todos, enquanto 1,3 milhão participaram do Programa Todos pela Alfabetização.
Festival de Verão será exportado
Depois de 17 edições, o Festival de Verão planeja ganhar outros estados brasileiros. A informação, dada com exclusividade ao Gente&Mercado, é de Estácio Gonzaga, gerente executivo da Icontent, realizadora do evento. De acordo com o executivo, a ideia é levar o Festival de Verão para Recife, no prazo de dois anos. “Já estamos pensando nessa possibilidade e Recife inevitavelmente seria a primeira opção”, revelou. Com um investimento de R$ 15 milhões, valor que engloba infraestrutura e a grade de shows, o Festival de Verão 2015 está previsto para acontecer de 22 a 24 de janeiro, no Parque de Exposições da capital baiana, com expectativa de atrair 120 mil pessoas durante o todo o evento.
Entidade será apresentada nacionalmente
A Salvador Destination, entidade criada por empresários com o objetivo de fortalecer o turismo de eventos e convenções na capital baiana, será apresentada oficialmente no mercado nacional durante a Assembleia Geral da Associação Brasileira das Empresas de Eventos (ABEOC Brasil), no dia 7 de dezembro, em São Paulo. A assembléia, uma das mais importantes do turismo de eventos e convenções, reúne cerca de 500 empresas, entre organizadoras, promotoras e prestadoras de serviços para eventos, de 12 estados, incluindo a Bahia.
Salão promove negócios com 34 países
O Salão Internacional da Fenagro vem promovendo o intercâmbio entre empresários baianos e autoridades de outros países. Ao todo, 34 consulados que operam na Bahia participam do espaço, que funciona até domingo, na Parque de Exposições, em Salvador. Representantes da Grécia, França, Cuba e Alemanha já receberam empresários interessados em promover exportação e importação com outros mercados. Hoje será a vez da Finlândia e Suécia mostrar as oportunidades de negócios da Bahia com países do Leste Europeu. Durante o evento, também são apresentados a cultura, culinária e enologia dos países.
Fábrica lança novo produto
Nem bem lançou seu terceiro produto, a bebida de frutas Yulo, a peruana Indústria São Miguel (ISM), instalada em Alagoinhas, já planeja colocar no mercado água mineral. A expectativa é que o novo produto seja comercializado no início de 2015. Para fazer frente aos novos lançamentos, a ISM investiu R$ 10 milhões para ampliar a fábrica, aumentando em 70% a capacidade de produção, que passa para 20 milhões de litros/mês. “Queremos ampliar o portfólio e consolidar nossa presença na Bahia e em Sergipe, além de chegar a Alagoas no prazo de um ano e meio”, revela  a diretora da ISM Brasil, Britt Katerina Añaños. Sobre a Bahia, a meta é aumentar de 12% para 15% a participação no mercado, até julho do próximo ano. Com um faturamento anual superior a R$ 80 milhões, a ISM fabrica.