ABEOC divulga planos para a próxima gestão

[Revista Eventos, 07/12/2014]
Em coletiva de imprensa realizada na tarde de hoje, Anita Pires afirmou que depois de passar por uma reestruturação que realinhou a Associação Brasileira das Empresas de Eventos (ABEOC) novamente com o crescimento do segmento do Turismo de Eventos e Negócios no país, a entidade relança em São Paulo o “Eventos Brasil 2014 – Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos”, que passa a acontecer a cada dois anos com os principais players do setor.
Segundo ela, o congresso que esteve parado por sete anos era feito em parceria com outras entidades no segmento de eventos e ficou inviável devido a uma “queda” operacional da entidade. “Passamos por um período de fragilização e de muitas dificuldades”, disse.
Anita contou que a entidade passou por um longo processo de reinvenção nos últimos cinco anos. “Tivemos de trabalhar com as ferramentas específicas. Os eventos estão cada vez mais segmentados e fragmentados, numa cadeia produtiva prolixa.
Mas graças ao planejamento estratégico estamos fechando a gestão com chave de ouro”, ressaltou. Sobre o balanço de sua gestão, Anita elencou três itens como principais: profissionalização da entidade, construção de uma rede de parcerias com as demais entidades do setor de eventos e a pesquisa que traz previsões para o segmento para os próximos anos.
Anita destacou o apoio do Sebrae, CNC e FBHA, que iniciou um produto de qualidade com qualificação das empresas de eventos – atualmente cerca de 90% das empresas do mercado são pequenas e micro. Ela ressaltou o programa com a inclusão de capacitação em processos de gestão, preparação para o selo de certificação de qualidade e informação.
“Essa pesquisa a mostrou um outro patamar deste setor que cresceu e gerou riquezas, além das mudanças tecnológicas e pesquisa. Criamos uma normatização para que tenhamos um crescimento documentado e ordenado. Também construímos uma agenda estratégica em Maceió, com políticas de estado e não de governos”.
Planos para o futuro
Para o diretor da Embratur, Marcos Lomanto, o plano da entidade é fazer com que o Brasil continue entre os 10 destinos internacionais para a realização de eventos, sejam esportivos, na área de saúde, automobilístico, entre outros.
O executivo disse ainda que será ampliada a participação do segmento de eventos da Embratur em eventos internacionais que envolvam o mercado mice. “Além disso, vamos realizar roadshows e workshops – em parceria com nossos EBTs – para ampliar essa atuação do Brasil no exterior.
Não vamos deixar de lado as arenas esportivas e divulgar os espaços. Vamos realizar seminários regionais e preparar os destinos. Os Jogos Mundiais Indígenas estão aí e os Olímpicos também.
“Também vamos aproveitar eventos como o Rock in Rio, que vai acontecer em Las Vegas, para divulgar o Brasil e a nossa cultura principalmente, pois diante de tanta competitividade, sabemos que esse é um diferencial na hora de colocar um destino em evidência”, afirmou Lomanto.
Segundo a próxima presidente da ABEOC, Ana Claudia Bitencourt, o Brasil está bem colocado na América Latina e deve, a partir de 2015, exportar mão de obra e expertise em eventos para outros países. Ana destacou o poder da articulação entre o mercado, academia e governo para amplificar a formação de profissionais e, ainda, a participação de empresas estrangeiras no mercado brasileiro que está forçando o mercado a crescer em novas vertentes.
A expectativa de crescimento para o setor em 2014 é de 14% e as estimativas mostram que esse percentual deve se repetir em 2015, na contramão da expectativa de baixo crescimento do PIB nacional.
Já o próximo presidente da ABEOC São Paulo, Rodrigo Cordeiro, acredita na mudança de mentalidade para enfrentar uma realidade de fusões e aquisições em prol do desenvolvimento do mercado com a formação de pools e parcerias. Já a presidente recém-eleita da ABEOC, Ana Bittencourt, que substitui Anita Pires, afirmou que a entidade estuda ter representantes em Estados onde não possui seccionais atualmente. “Vamos fazer uma pesquisa intensa junto ao trade para que isso aconteça”, disse Ana, acrescentando que espera terminar seu mandato com a Abeoc abrangendo todo o País.
Programação desta segunda-feira (08/12)
Na segunda-feira (08/12), um dos destaques da programação é o painel “Eventos Fora de Série” que vai reunir três representantes do setor que organizaram eventos marcantes no país: Márcia Golfieri, organizadora do TEDx Liberdade, Gustavo Ribeiro, organizador da Jornada Mundial da Juventude e Recepção do Papa no Brasil e Dulce Magalhães, responsável pelo Festival Mundial da Paz.
Sandie Dawe, da London & Partner, faz palestra com o tema “A estratégia competitiva de Londres: do Mega evento à liderança em eventos” e o painel “Fontes de Informação para fortalecer o seu negócio” traz debates sobre pesquisas setoriais, uniformização de conceitos e tabela referencial de valores e também sobre normas técnicas.
Outro painel importante será “A importância da cooperação na cadeia produtiva para a captação e organização dos eventos” com a participação de presidentes de importantes organizações da cadeia produtiva do setor. Participam do debate: Alexandre Sampaio, presidente da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Sérgio Medina Pasqualin, presidente da ABEVT – Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Enrico Fermi Torquato Fontes, presidente da ABIH Nacional – Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis, Margareth Pizzato, presidente da ABRACCEF – Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras e Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas.
O painel “Dimensionamento Econômico da Industria de Eventos no Brasil” traz a participação de Elza Tsumori, coordenadora do ForEventos, Osíris Marques da Universidade Federal Fluminense e coordenador do Observatório do Turismo, além de Ana Clévia Guerreiro, gerente adjunta da Unidade de Atendimento Coletivo – Serviços do Sebrae Nacional. A programação completa do segundo e último dia do Eventos Brasil 2014 está no site oficial do eventowww.eventosbrasil.org.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *